Criolo altera letra de música e retira trecho transfóbico


| Tempo de leitura: 1 min

O cantor Criolo deu um exemplo de respeito à diversidade ao alterar a letra de uma música antiga, que continha um trecho preconceituoso. Parte do primeiro disco de Criolo, a música Vasilhame tinha a seguinte frase: “Os traveco tão aí, oh! Alguém vai se iludir”. O trecho foi alterado, após 15 anos do lançamento original, para: “O universo tá aí, oh! Alguém vai se iludir”. É possível conferir a mudança aos 20:08 minutos do vídeo.

Criolo contou à revista Trip que ao saber que o termo "traveco" era uma forma pejorativa de se referir a uma pessoa transexual, o cantor decidiu alterar a letra da música. "Era ignorância, né? Por falta de conhecimento da minha parte, usei em algumas músicas esses jargões populares, alguns apelidos e palavras que não fazem sentido algum e só magoam as pessoas. Eu mesmo me magoei com isso depois que refleti. (...) Faz uns três anos e meio que eu comecei a perceber esses pontos e a me questionar sobre o que eu estava reforçando com a palavra traveco, por exemplo", explicou Criolo.

“Quando você é jovem, pode magoar alguém sem saber. Não porque você é mau, mas porque ninguém falou para você que aquilo poderia ser ruim. O conhecimento traz luz. Não foi só essa modificação que fiz nas letras. Revi tudo e mudei aquilo que não tinha necessidade de ficar. Não tenho problemas em dizer que errei”, confessou o cantor ao jornal O Globo.
 
Em 2011, quando participou do programa Estúdio Showlivre, Criolo não aceitou o tom de deboche usado pelo apresentador Clemente Nascimento, que o comparou com Freddie Mercury.
 
Criolo se apresenta em Franca no dia 11 de junho, com a banda Planta & Raiz. O evento acontece no Villa Ventura e os ingressos já estão à venda no site http://www.quero2ingressos.com.br/evento/469/CRIOLO-E-------PLANTA-E-RAIZ.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários