Lemingues, bichinhos estranhos


| Tempo de leitura: 1 min
Eles aparecem como protagonistas no filme Norm e os Invencíveis, em cartaz na cidade; conheça que bichos são esses
Eles aparecem como protagonistas no filme Norm e os Invencíveis, em cartaz na cidade; conheça que bichos são esses
O limingue  é um roedor  pequeno que gosta de migrar — isto é, se mudar de um lugar para outro — em grandes grupos. É parecido com um rato  e vive no norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
 
Pouco conhecido dos brasileiros, mede entre 10 e 18 centímetros, incluindo o rabo, que é curto. O corpo é atarracado, o que o ajuda a se manter aquecido no clima frio. O pelo macio é cinzento ou tem um tom marrom-avermelhado na parte de cima e mais claro embaixo.  Fica mais grosso no inverno para ajudar o corpo do bicho a manter o calor. O pelo de muitos lemingues que vivem no Ártico embranquece no inverno.
 
Um fato curioso é que eles vivem nos buracos que escavam no chão. No inverno, constroem túneis sob a neve. Comem musgos, raízes e capim.
 
A cada três ou quatro anos o número de lemingues aumenta consideravelmente, mas os cientistas não sabem ao certo por que isso ocorre. Quando a população cresce, alguns migram para outras regiões.
 
Muitas pessoas acreditam que os lemingues se afogam de propósito durante as migrações mergulhando no mar. Isso não é verdade. Eles tentam evitar a água, mas às vezes se deparam com um  curso no meio do caminho e aí eles podem se afogar por acidente enquanto tentam a travessia.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários