
Os musaranhos são animais parecidos com os ratos. Mas, ao contrário destes, não são roedores. Na verdade, eles pertencem a um grupo de mamíferos insetívoros, ou comedores de insetos.
Existem mais de trezentas espécies de musaranhos. Eles vivem principalmente em lugares úmidos ao norte da linha do equador. Escondem-se na grama ou escavam tocas subterrâneas. Exceto quando estão se acasalando, vivem sozinhos.
Os musaranhos estão entre os menores mamíferos do mundo. Alguns medem somente seis centímetros, incluindo a cauda. Têm pelo cinza-acastanhado e dentes afiados. O focinho pontudo pende sobre o lábio inferior. São animais de visão ruim, mas com bom olfato.
Alguns desses animaizinhos são ativos tanto de dia quanto à noite, com períodos de descanso. Outros são ativos somente à noite. Em geral, comem diariamente mais do que seu peso corporal.
São criaturas nervosas, com batimentos cardíacos rápidos. O choque de um barulho alto ou um toque rude pode matá-los.
A fêmea de musaranho dá à luz de dois a dez filhotes por vez. Os bebês, sem pelo e cegos, amadurecem rapidamente. A maioria vive apenas de um a três anos.
Alguns pássaros predadores e cobras comem musaranhos. Contudo, a maioria dos animais os evitam porque eles exalam um cheiro ruim.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.