O programa Jornal Escola 2015 teve última oficina nesta semana. O encerramento reuniu professores e coordenadores de ensino de Franca e região no Auditório “Jornalista Corrêa Neves”, na sede do GCN, e foi marcado pela emoção.
A idealizadora do programa e presidente do Conselho Consultivo do GCN, Sonia Machiavelli, abriu a aula agradecendo a todas as participantes e lembrando os problemas enfrentados pelo programa neste ano. “Primeiro, tivemos a explosão do caixa eletrônico dentro do jornal, que acabou afetando o local onde as oficinas eram ministradas. Tivemos que nos deslocar para outros locais e vocês sempre estiveram conosco. Depois foi o incêndio também em um prédio do jornal. E ainda assim vocês não desistiram. Então, eu quero agradecer muito a todas vocês.”
Em seguida, Sonia pediu ao editor de Opinião e gestor de relações institucionais do jornal, Luiz Neto, que fizesse a leitura de um texto do livro Comunicação, Educação e Liberdade na sociedade do espetáculo, organizado por Cecília Pavani, Ana Gabriela Simões e Fabiano Ormaneze.
O texto trata da importância da integração entre a educação e os jornais e mostra como esta parceria pode transformar a vida dos alunos. “O texto é o que melhor traduz nosso objetivo, que é desenvolver a cidadania na criança, incluindo-a na sociedade em que vive”, disse Sonia Machiavelli.
Em seguida, foi feita uma premiação surpresa. Durante as oficinas, as professoras participantes do programa pediram a seus alunos que elaborassem charges com os conceitos que aprenderam a partir do Jornal Escola. Os desenhos foram entregues ao chargista do jornal, Lucas Lima, que coordenou a avaliação dos trabalhos feitos pelos alunos.
Os desenhos foram analisados por 20 profissionais da redação do Comércio da Franca, que atribuíram notas de 0 a 5 a cada um. Os cinco melhores avaliados foram premiados com livros e revistas especializadas, para desenvolverem ainda mais o gosto pelo desenho. Entre os premiados estão: Ruan Guedes França, aluno da Escola “Adalgisa de São José Gualtieri”; Karine Rodrigues Guilherme, da Escola “Benedito Eufrásio”; Brenda Cristina, do Centro Educacional Bom Samaritano; Camilly Rodrigues Soares, do Colégio Pestalozzi - unidade 2; e Taciana Cintra Rosa, também do Colégio Pestalozzi - unidade 2.
Além dos premiados, outros dez desenhos também foram selecionados e serão publicados em uma edição especial do Clubinho, suplemento infantil do Comércio da Franca.
Depois da premiação, as participantes entregaram os jornais confeccionados pelos alunos e que marcam o fim do programa. Eles agora também serão avaliados pelos profissionais do jornal e os melhores, premiados em uma cerimônia especial.
Ao final da aula, cada uma das professoras recebeu um certificado pela participação no programa ao longo do ano. Para encerrar a noite e marcar a despedida, ainda foi cortado um bolo especialmente feito para a ocasião pela Hosana Bolos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.