Se você ainda não foi, vá assistir ao filme que permanece em cartaz numa das sala de cinema do Franca Shopping. Os personagens e o enredo de Carrossel já são bem conhecidos das crianças que assistiram à novelinha na TV. Antes de começar a falar da história, vamos explicar o significado do nome do acampamento. Panapaná é o coletivo de borboleta, ou seja, ele nos faz lembrar centenas de borboletas voando como se fossem uma nuvem. O vocábulo panapaná foi criado pelos índios tupis. Como já vimos neste Clubinho, há muitas palavras em nossa língua que vieram da língua falada pelas diversas tribos existentes no Brasil por ocasião do descobrimento.
Voltando a panapaná, é de se supor que este lugar onde os alunos da professora Helena vão acampar nas férias é bem bonito- com borboletas e flores, mas também bosques, lago, trilhas, tirolesas e outras delícias que alimentam o sonho de toda criança que vive na cidade e um dia tem a oportunidade de viajar para o campo.
O lugar escolhido para as férias das crianças de Carrossel pertence ao senhor Campos, avô de Alícia. Logo que chegam elas são divididas em duas equipes que querem aproveitar ao máximo as propostas que se oferecem à diversão. Mas quando tudo parece o melhor dos mundos, eis que surge um problema sério. O senhor Gonzalez, que é do ramo imobiliário, pretende destruir o lugar paradisíaco para construir ali uma grande fábrica. Com seu filho Gonzalito ele arma muitos planos para convencer o senhor Campos a vender o espaço. Por conta dessas intenções, a segurança das crianças é colocada em risco.
É por aí que o público sente grandes emoções. Porque os seres do Mal representados por Gonzales e Gonzalito aprontam algumas artimanhas para prejudicar os meninos e as meninas. E isso mexe com a gente que assiste, e fica torcendo para que nada de mal aconteça aos alunos em férias. Mas a professora Helena está de olho junto com o senhor Campos e mesmo as crianças entram em clima de detetives para procurar o autor de maldades contra elas.
Os personagens continuam com os traços de personalidade que os distinguem na televisão. Maria Joaquina, metida como sempre, esnoba o amor do bom menino Cirilo. Mas em certo momento, surpresa com a inteligência dele, até lhe dá um beijinho de agradecimento. Carmen continua romântica. Valéria e Davi vivem um clima romântico. E os outros continuam com a vitalidade e alegria de sempre.
Sobre o final do filme, quando pensamos que o Mal vai triunfar, tchan tchan tchan tchan... Tudo muda!
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.