Os últimos 50 anos foram intensos em nossa Redação. Em apenas um dia, uma dezena de importantes políticos estiveram em nossa sede. Foi na inauguração do nosso prédio na rua Ouvidor Freire. Lá estiveram Laudo Natel, então governador de São Paulo, acompanhado de Paulo Egydio Martins, que o sucederia no cargo, e uma grande delegação: “O chefe do governo paulista se fazia acompanhar pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Salvador Julianelli; do presidente do diretório estadual da Arena, deputado Jacó Pedro Carolo; e dos secretários Paulo Gomes Romeo, da Educação; Pedro de Magalhães Padilha,do Turismo; Paulo Salim Maluf, dos Transportes; Ciro de Albuquerque, do Trabalho; e do secretário de Imprensa do Palácio dos Bandeirantes, Celso Morais Jardim (e equipe de fotógrafos do governo estadual). O senador Carvalho Pinto compareceu nas instalações, acompanhado de sua sra.,poucos momentos depois do ato de inauguração, devido a um ligeiro atraso em sua viagem a Franca”.
Abria-se uma série ininterrupta de visitas de governadores paulista ao Comércio. A sequência foi essa: Paulo Maluf, José Maria Marin, André Franco Montoro, Orestes Quércia, Luiz Antonio Fleury Filho, Mário Covas, Geraldo Alckmin, Claudio Lembo e José Serra. Entre os políticos, recebemos Antônio Ermírio de Moraes (empresário e então candidato a governador, em 1986) e, das eleições mais recentes ao governo, Paulo Skaf (também empresário e presidente da Fiesp/Ciesp/Sesi/Senai); Arlindo Chinaglia, Celso Russomanno, Duarte Nogueira, Luiza Erundina e Tiririca (deputados federais); Antonio Palocci, José Genoino, Aloizio Mercadante, Marta Suplicy e Alexandre Padilha (ex-ministros dos governos Lula e Dilma, com exceção de Mercadante, que comanda atualmente a Casa Civil). Há ainda o atual ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Também recebemos os ex-senadores Eduardo Suplicy e Romeu Tuma; os atuais Aloysio Nunes e Aécio Neves.
Este nos visitou, em 2013, como pré-candidato a presidente da República, assim como o falecido Eduardo Campos, no ano seguinte, e Anthony Garotinho, em 2002.
Se nenhum desses chegou ao Planalto, com Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foi diferente. Lula visitou nossa Redação em 1998, ainda no período pré-eleitoral. Ele seria eleito presidente quatro anos depois, porque essa disputa ele perdeu para FHC, que esteve conosco em 1994, ano de sua primeira eleição. Entre políticos, recebemos também o ex-deputado federal Gabriel Chalita.
Além dos eleitos pela nossa terra: os ex-deputados Gilson de Souza (estadual) e Marco Aurélio Ubiali (federal) e o atual Roberto Engler (estadual). Ainda de Franca, as ilustres visitas da empresária Luiza Helena Trajano Rodrigues (presidente do Magazine Luiza e chefe do Conselho Público Olímpico da Rio 2016), Hélio Rubens Garcia (grande nome como jogador e técnico de basquete), as duplas sertanejas Rionegro & Solimões e Gian & Giovani.
E seguindo no mundo das artes: Beto Carrero, os atores Paulo César Grande, Suzy Rego, Monique Lafond, Helena Ramos, Etty Frazer, Dalton Vigh e Bárbara Paz; os cantores Belchior e Leci Brandão; e o jornalista Cláudio Abramo.
Dos esportes, recebemos Elivelton (tricampeão do mundo pelo São Paulo e Cruzeiro), Aloisio (campeão do mundo pelo São Paulo), Edmilson (campeão da Copa do Mundo de 2002), Biro-biro e Marcelinho Carioca (ídolos corintianos), Assis (campeão pela Francana em 1977 que jogou pelo Fluminense e seleção), Falcão (multicampeão no futsal) e Osmar Santos (grande narrador esportivo do início dos anos 90). Tivemos também entre nós um membro da mais alta corte do país, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, em 2010.
A lista é extensa e, certamente, nomes importantes ficaram de fora. Mas o que vale, ao relembrarmos parte de nossas ilustres visitas, é reconfirmarmos nossa missão de sermos um polo debatedor de ideias, que estará sempre de portas abertas para receber representantes dos mais diferentes setores de nossa sociedade.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.