
Cerca de 50 meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos se reúnem uma vez por semana no Parque “Fernando Costa” para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Trata-se do Clube dos Desbravadores, programa da Igreja Adventista do 7º Dia, que em Franca é organizado pelos fiéis do Jardim Tropical.
O clube Falcão da Colina foi fundado em 2006, mas fez uma pausa e foi reativado no ano passado. Os desbravadores realizam projetos recreativos com foco no desenvolvimento físico e mental dos adolescentes, além de incentivar a disciplina, respeito ao próximo, civismo, convívio com o meio ambiente e a fé em Deus.
Inspirado nos escoteiros, os desbravadores incentivam atividades ao ar livre, como acampamentos e caminhadas. Os participantes aprendem a cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo, por exemplo. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas. Também estão entre as atividades regulares dos desbravadores visitas a asilos e orfanatos e participação em ações como a passeata contra a violência infantil e a mulher. “O clube pretende, através de ações, demonstrar para os adolescentes o caminho correto. Independente de cor, raça ou religião, todos podem participar dos ensinamentos que têm foco na palavra de Deus”, disse o diretor do clube Gilberto Antônio de Paula.
No final do ano será realizada uma cerimônia de formatura e os adolescentes que mais seguiram as orientações no clube serão condecorados. A adolescente Sabrina Nunes Silva, 14, participa do grupo há quase dois anos e elogia os ensinamentos que adquiriu durante esse tempo. “Gosto bastante do clube e de compartilhar esses momentos com outras pessoas que nos ensinam a importância dos princípios”, disse ela. “Nesse tempo descobri como é gratificante colaborar com o próximo e ser solidária. Mesmo quando completar 15 anos quero continuar no clube e integrar a diretoria, prosseguindo com os ensinamentos e as ações que tanto me gratificam”, completou.
O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de dois milhões de participantes, segundo o site oficial do grupo. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. “Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar do Clube dos Desbravadores”, disse Gilberto.
Ação especial
No próximo sábado, 20, os Desbravadores realizarão uma ação especial de solidariedade. A partir da iniciativa dos fiéis da igreja foram arrecadados produtos para a realização de uma sopa que será preparada pelos próprios adolescentes e distribuída para moradores de rua.
Na data, a partir das 21 horas, os adolescentes percorrerão diversos pontos da cidade entregando a sopa para esses moradores e farão uma serenata para eles. “Essa é a primeira vez que realizamos esse tipo de ação, mas com certeza será a primeira de muitas. Queremos levar ao menos um pouco de conforto para esses moradores e, além da sopa, com música, pretendemos aquecer seus corações”, disse o diretor do grupo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.