Parece saudável. Só que não!


| Tempo de leitura: 3 min

As prateleiras a cada dia ganham um produto novo que prometem ganhar a luta contra a balança e emagrecer. Será que todos os alimentos que "parecem" ser saudáveis e naturais são mesmo bons aliados na dieta? Nem tanto. E eu explico. 

No caso dos refrigerantes, sabemos que as altas quantidades de açúcar e sódio já não são novidades. No entanto, uma lata de chá tem quase a mesma quantidade de substâncias industrializadas e tanto açúcar quanto. Isso é sim é uma surpresa desagradável!

O caso é que sem rodeios e ilusão, precisamos partir do raciocínio de que tudo que está dentro de uma lata ou saquinhos são produtos industrializados, repletos de conservantes e, que a médio ou longo prazo podem gerar efeitos ainda não calculados e nocivos a cada um dos consumidores destes produtos.

Estes alimentos sofreram transformações bioquímicas e moleculares e isto causa a redução parcial, ou muitas vezes total, de nutrientes importantes. No caso da sopa de saquinho, esta contém poucas calorias, mas em compensação possui uma quantidade até cinco vezes maior que a quantidade de sódio que um adulto pode consumir ao dia.

Tanto o chá e as sopas o mais recomendado é preparar em casa. Sopas e caldos caseiros com legumes e verduras fresquinhos e o chá feito de ervas naturais são muitos mais saborosos e saudáveis.

Há quem pense que o suco de soja em caixinha é uma bebida rica em proteínas e natural, certo? Engano! A bebida chamada suco de soja é tão cheia de conservantes e calorias quanto os já temidos sucos de caixinha, que com passar do tempo geram desde desgastes ósseos, alteração de humor, alergias, etc.

Bolacha cream cracker, seis unidades, são o mesmo que comer um pão francês, acreditem! Já sabemos que o pãozinho francês, além de ser calórico, não nos traz a mesma saciedade que o pão integral. Portanto, quando pensar em comer um biscoito, repense e opte pelos biscoitos integrais, ok?!

E os iogurtes? Este é um item assíduo em qualquer dieta. Pode começar a optar por versões naturais, ou com baixa gordura e açúcar, pois a notícia é ruim! A maioria dos iogurtes vendidos são bebidas lácteas e não iogurtes. Bebidas lácteas são acrescidas de muita gordura para dar cremosidade, açúcar e até amido de milho estão entre os ingredientes.

E ah! Não se esqueça de que algumas culinárias consideradas saudáveis, como a japonesa e chinesa, nem sempre são uma boa escolha para quem deseja secar e emagrecer. No caso do Yakissoba ele é feito de legumes e isto faz pensar que estamos comendo algo razoavelmente calórico, mas não!

A quantidade de shoyu utilizado na preparação faz a quantidade de sódio subir os ponteiros, além de o macarrão ser frito, como o miojo. O ideal é o mais recomendado é preparar o Yakissoba em casa, com legumes frescos, pouco sal e utilizar o shoyu light e o macarrão integral.

Com mais atenção e observação é possível emagrecer e não viver na dúvida onde está pecando. Adquira o hábito de ler os rótulos e de sempre tirar suas dúvidas com um nutricionista. Os detalhes fazem toda diferença neste processo! Você consegue!

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários