Cacatua


| Tempo de leitura: 1 min
A cacatua é uma ave muito bonita que  se assemelha bastante ao  papagaio pela capacidade que tem de imitar sons humanos e outros. Suas cores simples e sua personalidade amigável vêm fazendo dela uma ótima opção para quem procura um bichinho de estimação.
 
A similaridade entre as duas aves é tão grande que o próprio nome de uma explica a semelhança com o outro. O nome cacatua vem do malaio “kakatua”, que significa “papagaio grande”. 
 
A cacatua alimenta-se de vegetais e sementes. Usa o bico para quebrar e abrir sementes e nozes ou para morder frutos.  Seu bico que termina em forma de gancho pontudo serve para comer e para escalar. A língua é áspera e grossa. Gosta de andar em grupos formando bandos barulhentos de até cem aves.
 
O porte da cacatua pode atingir de 30 a 70 cm. Ela é originária de florestas da Indonésia e da Austrália, e, por isso, sua reprodução é extremamente monitorada, especialmente em cativeiro.
 
As cacatuas têm capacidade de aprender a cantar e falar e, por isso, se tornam uma ótima companhia. Existem cinco gêneros da ave que compõem 17 espécies e 15 subespécies.
 
Uma característica marcante deste pássaro é que seu humor pode ser medido pela crista que possui, pois conforme seu estado de espírito, ela se altera: crista alta é sinal de perigo. 
 
Sua alimentação é composta por grãos, sementes e algumas frutas. A expectativa de vida dessa ave gira em torno de 30 a 75 anos, e elas vivem tranquilamente em gaiolas.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários