Cientistas desvendam o enigma da real cor do vestido misterioso e explicam


| Tempo de leitura: 2 min
Imagem de vestido publicado no Tumblr gerou discussões sobre sua cor: azul e preto ou dourado e branco
Imagem de vestido publicado no Tumblr gerou discussões sobre sua cor: azul e preto ou dourado e branco

Muitas dúvidas instigaram o mundo nesta quinta-feira, 26, a respeito de um vestido que algumas pessoas veem como branco e dourado, enquanto outras enxergam o modelito azul e preto. Afinal, qual o correto? É o que todos gostariam de saber, já que o assunto foi um dos mais comentados e compartilhados nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Tumblr. 

Se você enxerga o vestido branco e dourado, você está equivocado, pois de acordo com a editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch, todos os tons da cor do vestido são azuis. A editora descobriu usando um software de edição de fotos, que ao aumentar a saturação, o vestido aparece azul para todos, pois torna as cores existentes mais fortes.

A escocesa Caitlin McNeil, de 21 anos, responsável por divulgar a imagem do vestido na rede, confirmou as conclusões de Lynch. Caitlin revelou ao site BuzzFeed News, que a dúvida surgiu quando um pouco antes de uma festa de casamento em que sua banda tocaria, a mãe da noiva (que usava o modelito) compartilhou com o casal uma foto do vestido que pretendia usar.

A noiva e o noivo não conseguiam chegar a um acordo sobre a cor do vestido, pois um deles enxergava o tecido em branco e dourado e o outro em azul e preto, desta forma decidiram compartilhar a foto em seu perfil no Facebook para mais opiniões. McNeil viu e compartilhou a foto em seu Tumblr logo depois.

O vestido é da marca Roman Originals e as cores são azul e preto. O site de tecnologia Wired.com, revelou que o enigma do vestido está na forma como os olhos e o cérebro define para ver cores na luz solar.

Os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, portanto, nossos cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. “O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor '‘verdadeira’'”. Por isso algumas veem azul no vestido, mas seus cérebros ignoram isso, o que atribui à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido e elas veem branco e dourado.

Os cientistas afirmaram que o fenômeno existe a milhares de anos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários