As aventuras do avião vermelho


| Tempo de leitura: 2 min
Um avião corta o mundo  mas só na imaginação do protagonista
Um avião corta o mundo mas só na imaginação do protagonista
As Aventuras do Avião Vermelho é um filme de longa-metragem para o público infantil. Trata-se de iuma adaptação do livro homônimo de Érico Veríssimo (1905-1975), grande escritor brasileiro que também se dedicou à literatura infantil. O livro foi publicado em 1936, mas só recentemente inspirou os cineastas a transpor a história das páginas  escritas para as imagens projetadas na tela.  O filme, que tem direção de Frederico Pinto e José Maia, é uma animação que fala sobre a imaginação. É através dela que o personagem principal, Fernandinho, viaja pelo mundo, vencendo medos e fazendo novas descobertas. O filme está em exibição nas salas do Franca Shopping.  
 
Fernadinho é um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola, onde se sente mal compreendido por todos. Muito preocupado com isso e sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona, até que ele dá para o menino um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka.
 
A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, Fernandinho descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai. 
 
 
Curiosidades
 
O escritor criou no início de sua carreira um programa de rádio para crianças, onde contava para elas suas histórias
 
Quem ilustrou o livro publicado em 1936 foi a artista Eva Furnari, que se tornou muito conhecida por causa deste trabalho
 
Érico Veríssimo nasceu em Cruz Alta (RS) e escreveu romances que ficaram famosos junto ao público adulto, como Olhai os lírios do campo
 
Seus títulos mais conhecidos para crianças, além de As aventuras do Avião Vermelho, são O Urso com música na barriga e Os três porquinhos pobres. 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários