Nutrição anti-idade


| Tempo de leitura: 2 min

Não tem jeito! Envelhecemos desde o dia em que nascemos. O envelhecimento é um processo inevitável e natural, e todos sem exceção, enfrentam um dia.

Atualmente nos deparamos com um “bombardeio” de imagens e informações sobre a importância da aparência física, mas a iniciativa de brecar o processo de envelhecimento vai além do desejo incessante de parecer mais jovem e atraente.

A busca desta sociedade atual é mais ampla: desejamos envelhecer com qualidade e independência, driblar apenas alterações morfológicas do envelhecimento da pele é o mínimo! Desejamos ser organicamente mais saudáveis e ativos, ou seja vivos!

A nutrição anti-idade pode auxiliar e atuar o processo de envelhecimento celular e ainda melhorar o impacto dos janeiros em nosso corpo e pele e, de quebra, prevenir diversas doenças.
O primeiro passo é evitar a exposição ao sol, o consumo de álcool e de cigarro. Não adianta, quer ter uma pele saudável? Não beba e não fume!

Em seguida, devemos reduzir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico que contenham açúcar, farinha refinada e gordura saturada. Já falei anteriormente sobre isso aqui no blog.

E, além de manter o sono e a hidratação em dia – a água hidrata as células da pele, evita o ressecamento e aumenta a vitalidade do organismo -, abaixo segue uma lista de alimentos antioxidantes para ajudar a minimizar os efeitos do tempo.

Amêndoas: é um antioxidante potente, que além de combater os radicais livres favorece o crescimento muscular. São ricos em vitamina E, o que reforça a juventude da pele e aumenta as defesas dos raios solares.

Tomate: os vermelhos são os melhores, pois possuem mais Licopeno, potente antioxidante que evita o dano celular e o foto envelhecimento. Ainda reduz o risco de câncer de pulmão, próstata, pele e estômago.

Batata doce: um dos alimentos mais saudáveis do planeta, combate efeito do tabaco, contém um antioxidante chamado Glutationa que reforça o nosso sistema imunológico e ainda é rica em vitamina C, estimulando a produção de colágeno e prevenção de rugas.

Chá verde: é um antioxidante com ação anti-inflamatória e anti-câncer, reverte o efeito dos danos da exposição ao sol.
Abacate: rico em acido fólico uma vitamina solúvel que protege nossos vasos sanguíneos.

Gengibre: possui um componente chamado Gingerol que suprime envelhecimento celular. Adicione nas preparações culinárias, frango, peixe, arroz, sucos, etc. 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários