Pernambucano de Caruaru, Wagner Farias, nome lançado pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro) para disputar o comando do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, será sabatinado nesta sexta-feira, dia 26, pelo Núcleo de Política do GCN. Seu programa para o governo paulista revela visões mais extremadas do que as da maioria dos demais candidatos sobre diversos temas e inclui a defesa da legalização de todos os tipos de drogas e o fim da Polícia Militar.
Aos 34 anos, em sua corrida pelo cargo de chefe do Executivo paulista, o candidato defende ainda o fim de parcerias público-privadas e a criação de conselhos populares que avaliariam as propostas vindas do governador.
Dentre as suas bandeiras estão também a reestatização de empresas e serviços públicos que foram privatizados, a construção de uma empresa pública de transportes e a defesa por mais investimentos em saúde e habitação.
Filiado ao Partido Comunista Brasileiro há nove anos e servidor público municipal, Farias começou cedo sua trajetória na política. Em seu currículo está a participação na fundação de um grêmio estudantil ainda na adolescência, a militância no PT entre 1998 e 2004, a militância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, entre outras atividades sociais.
Com o MST, chegou a viver acampado por dois anos e formou-se monitor, em 2006, no curso de formação do Núcleo de Educação Popular. Farias também participou da União da Juventude Comunista e teve uma candidatura frustrada como vice-governador de São Paulo na chapa de Igor Grabois na última eleição.
Menos de 1% no Ibope
O candidato comunista está entre os que não atingiram nem 1% das intenções de voto na corrida eleitoral, segundo a pesquisa do Ibope divulgada pela TV Globo na última terça-feira, dia 23. O mesmo levantamento indica que Geraldo Alckmin (PSDB) continua na liderança isolada, com 49% das intenções de voto, podendo ser eleito no primeiro turno. Paulo Skaf (PMDB) tem 17% das intenções de votos, e Alexandre Padilha (PT) sustenta 8%. Foram entrevistados 2.002 eleitores em 96 municípios do Estado entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-SP sob o protocolo número SP-00041/2014.
A entrevista com Wagner Farias será transmitida ao vivo, das 10h30 ao meio-dia, pela rádio Difusora (AM 1030), pelo Portal GCN (www.gcn.net.br) e pela TV Franca (canal 23 da NET), além de ser repercutida na edição de amanhã do caderno especial Eleições 2014 do Comércio.
Perguntas ao candidato podem ser enviadas pelo e-mail politica@gcn.net.br.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.