Tentilhão


| Tempo de leitura: 1 min
Eles não gostam de mudar de habitat
Eles não gostam de mudar de habitat
O tentilhão é  um pássaro de pequeno porte, com cerca de 15 cm. Ele é sedentário, ou seja, prefere ficar no seu cantinho, não gosta de migrar nem de voar para muito longe de seu ninho.  É também denominado batachim, chapim, chincalhão, chincho, chopim, pachacim, pardal-de-asa-branca, pardal-dos-castanheiros, patachim, pimpalhão, pincha, pintalhão, pintarroxo e pimpim. Viu quantos nomes? O homem sempre se interessou em nomear os pássaros por uma característica deles. Em geral pelo canto ou voz. Esse  sufixo “im” encontrado em  muitos nomes imita o som que ele faz: imimimim... Existe uma palavra para designar o som das vozes dos animais: onomatopeia. A abelha faz zunzum; a galinha cococricó; a angola, tô fraco; o bem-te-vi, bentevi; o pato, quá quá quá; o gato, miau; o cachorro au au au.
Existe uma diferença de penas entre machos e fêmeas do tentilhão. O macho possui cores vivas enquanto  a fêmea tem uma cor cinzenta esverdeada e monótona. A cor da cabeça do macho muda de cinza azulado para castanho, a mesma  cor do dorso, durante o inverno. No mundo animal, muitas vezes o macho é mais bonito que a fêmea.
Estes pássaros, os tentilhões, vivem em várias regiões do mundo. Frequentam zonas florestais e de matas. Constróem o seu ninho nas árvores, como grande parte dos pássaros. Mas gostam mais dos pinheiros. Ou, em se tratando de outras árvores, da forquilha formada por galhos, camuflando-o com líquenes e musgos. Cada  fêmea de tentilhão  põe  cerca de seis ovos. Os adultos comem apenas sementes, mas as crias são alimentadas quase exclusivamente com insetos e larvas.
O biólogo Darwin foi um grande observador de animais, e os tentilhões chamaram bastante sua atenção. Ele abre a cauda que fica com a forma de um leque. 
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários