Rena


| Tempo de leitura: 1 min
Quando correm, as patas da rena emitem um som que parece palmas
Quando correm, as patas da rena emitem um som que parece palmas

Este animal é muito conhecido das crianças, que o associam ao Papai Noel. É que são as renas que, atreladas ao trenó, levam o bom velhinho para todo lugar, sempre rapidamente. Mas não voam, como sugerem alguns desenhos, apesar de alcançarem até 80 km por hora. Isso é quase o dobro do Usain Bolt, o humano mais veloz da Terra, que alcança 44 km por hora. As renas do Papai Noel são oito e atendem pelos nomes de Relâmpago, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido e Trovão.

De altura elas têm em média 1,40 metro. De comprimento, 2,20 metros. Pesam cerca de 300 kg. Alimentam-se de líquens, cogumelos, grama. Vivem até 20 anos nas florestas do Ártico, região polar.

Renas vivem em grupos e, no verão, encaram longas viagens para o Norte, em busca de alimentos. No inverno o bando migra para o Sul, fugindo do frio intenso e da falta de comida. Grandes nadadoras, as renas atravessam rios e lagos de água gelada com facilidade.

Duas curiosidades. Primeira. Todo ano o chifre da rena cai e nasce outro no lugar, maior e mais ramificado. Segunda. Quando a rena movimenta suas patas, há um atrito entre as partes internas da perna, o que provoca estalos. Por isso, um rebanho de renas correndo parece uma salva de palmas.

O filhote da rena é muito esperto. Uma hora depois de nascer, já aprende a andar e, no dia seguinte, é capaz de correr sozinho.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários