.jpg)
O guaxinim é um mamífero que vive nas florestas da América do Norte e Canadá. Ele gosta de viver perto da água. Mora em tocas, quase sempre em troncos de árvore. O corpo é coberto por um pelo longo, espesso e muito macio. Ele precisa deste pelo quentinho porque no seu habitat o inverno é muito frio. Exibe na cara uma característica bem peculiar: a lista de pelo preto sobre os olhos. Até parece uma máscara. Muitas pessoas acham a lista parecida à máscara do Zorro, aquele personagem que tem um amigo chamado Tonto e procura defender os mais fracos.
Os guaxinins são muito habilidosos . E inteligentes. Alguns conseguem destrancar portas e abrir caixotes do lixo! Suas mãos têm cinco dedos e são parecidas com as nossas. Demonstram possuir um excelente sentido do tato. O guaxinim possui quatro patas. Corre, anda, sobe em árvores com muita destreza. Também se destaca pela capacidade de nadar. É animal noturno. Por isso enxerga bem no escuro, prefere se locomover durante a noite e dormir quando começa a amanhecer. A claridade atrapalha a vista dele.
Os filhotes de guaxinim nascem pequeninos e alimentam-se de leite da mãe. Os bebês ficam na toca à espera da mãe, quando ela vai buscar comida. Quanto à dieta, ou seja, ao que comem, são onívoros. Isso quer dizer que vão traçando quase tudo que encontram pelo caminho. Apreciam bastante caranguejos, peixes, caracóis, insetos... Não desprezam frutos. Adoram milho. Na falta desses ingredientes, comem até ração de cão. Dizem que gostam de lavar a comida antes de levá-la à boca. Ou seja, são muito asseados.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.