Centopeias


| Tempo de leitura: 1 min

As centopeias são uns bichinhos que chamam a atenção das crianças pelo número de pernas: podem chegar a cem pares. Mas, na média, ficam em vinte. Mesmo assim é um número grande! Por causa dessa característica exótica, elas aparecem em desenhos animados na pele de personagem de muitas histórias infantis.

Na natureza, centopeias alimentam-se de vermes, insetos, aranhas e pequenos moluscos. Pesam cerca de 30 gramas; medem em média 20 cm, têm cor castanha, com faixas pretas e patas amarelas. O que pouca gente sabe é que elas possuem pinças venenosas nas pernas do primeiro segmento do corpo. Então, atenção! Deve-se evitar o contato com elas, que às vezes aparecem nos quintais das casas.

Em geral habitam terrenos úmidos e com entulhos. De lugares com coisas amontoadas, elas gostam. Na época de botar os ovos, a fêmea costuma abrir um buraco no chão para depositá-los. Depois de alguns dias saem dali as pequenas centopeias, bem semelhantes aos adultos na sua forma. No Brasil costumamos confundir centopeias com lacraias. Elas são mesmo muito parecidas!

O sistema digestivo desta espécie é composto por um tubo que começa pela boca e termina no ânus. Centopeias excretam ácido úrico por um sistema chamado de túbulos

A maioria das espécies tem vida noturna. Elas habitam regiões tropicais e temperadas do planeta.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários