Jépy Pereira é eleito o novo presidente da Câmara Municipal


| Tempo de leitura: 2 min
Jépy Pereira comemora a presidência da Câmara
Jépy Pereira comemora a presidência da Câmara

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara não teve surpresas. O acordo firmado no início de novembro pela maioria dos vereadores eleitos em 7 de outubro foi mantido, e José Eurípedes Jépy Pereira (PSDB) é o presidente do Poder Legislativo em 2013. O PTB, que, a princípio, ficaria com a vice-presidência - Josivaldo Bahia ocuparia o cargo - rompeu o combinado, lançou o nome do Pastor Otávio, não teve apoio e na última hora viu a vaga de vice ser transferida para Marco Garcia (PPS).

A sessão que elegeu Jépy Pereira teve início logo após a posse dos eleitos em outubro - prefeito Alexandre Ferreira (PSDB), vice-prefeito Fernando Baldochi (PMDB) e dos próprios vereadores. Os trabalhos iniciais foram conduzidos pela vereadora Valéria Marson (PSDB), que foi a mais votada nas eleições. Josivaldo Bahia pediu a suspensão dos trabalhos por 15 minutos, mas Jépy Pereira invocou o regimento interno, alegando que após iniciada, a eleição não pode ser interrompida, fato confirmado pelo departamento jurídico da Câmara. Bahia pretendia realizar a última investida em busca de votos ao candidato do partido, Pastor Otávio, mas não conseguiu.

O resultado final para presidente apontou vitória de Jépy, por 13 votos contra 2 do evangélico. Para o posto de vice-presidente, Marco Garcia obteve 13 votos. Laércinho do Paiolzinho (PP), que recebeu votos dos dois vereadores do PTB, agradeceu, mas votou em Garcia. Na disputa pelo posto de 1º secretário, Luiz Vergara (PSB) ficou com os 15 votos. A única pequena disputa foi pelo cargo de 2º secretário. A vaga ficou com Márcio do Flórida (PT), que obteve 10 votos, contra 5 de Laércinho.

Jépy Pereira, ao final da votação, assumiu, pela primeira vez a cadeira de presidente da Câmara em 20 anos como vereador. Após assinar o termo de posse da presidência - o documento já estava pronto, confirmando o acordo - o primeiro ato de Jépy foi conduzir a eleição para a escolha dos membros das 13 comissões e da Corregedoria (veja quadro).

Ao final, ele convocou os vereadores para uma reunião com os funcionários da Câmara na quinta-feira, e para a próxima sessão ordinária, dia 8 de janeiro.

Clique na imagem para ampliar:

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários