Votação do segundo turno é marcada pela tranquilidade


| Tempo de leitura: 2 min
Eleitores na Escola ‘Lúcia Gissi Gerasso’: paradeiro em todas as seções
Eleitores na Escola ‘Lúcia Gissi Gerasso’: paradeiro em todas as seções

O domingo histórico para Franca - pela primeira vez a cidade elegeu seu prefeito com uma votação em segundo turno - foi tranquilo. Mais de 179 mil eleitores compareceram às urnas para escolher entre Alexandre Ferreira (PSDB) e Graciela Ambrósio (PP). Durante todo o dia, a movimentação nos locais de votação foi intensa, mas não houve problemas.

Segundo Ronaldo Tristão, diretor do cartório da 291ª Zona Eleitoral, apenas uma urna eletrônica da Escola Estadual “David Ewbank” apresentou problemas em seu funcionamento e logo foi consertada. “Também não registramos nenhum caso de boca de urna ou propaganda irregular. Tivemos uma votação bem tranquila.”

Os eleitores que compareceram às urnas neste domingo não enfrentaram filas. Na maioria dos colégios eleitorais, a média de tempo gasto pelos eleitores para a votação foi de 30 segundos. “Como é apenas um cargo, o pessoal vota rapidinho”, explicou Débora Almeida, 36, que trabalha há 14 anos em eleições na Escola Estadual “João Marciano de Almeida”, na Vila Aparecida.

Outro fator que ajudou os funcionários da Justiça Eleitoral a agilizar as filas foi que o fato de cada eleitor já saber em qual seção iria votar. “No primeiro turno, tem sempre aquela dúvida, porque a pessoa não vota há dois anos e, às vezes, se esquece. No segundo turno, é mais tranquilo”, disse a professora Silvana Melo, 49, que trabalhava no setor de apoio na Escola Estadual “Caetano Petráglia”, na Cidade Nova.

Segundo a funcionária, os únicos que perguntavam informações sobre o local de votação eram os eleitores que não conseguiram votar no primeiro turno. “Fiquei espantada, porque muita gente está nos procurando.”

A apuração dos votos da cidade começou logo que as urnas foram entregues à Justiça Eleitoral. Das 50 cidades que tiveram segundo turno, Franca foi uma das últimas a concluir a apuração. O resultado oficial só foi anunciado por volta das 19h30, com a vitória de Alexandre Ferreira que conquistou 95.267 votos (57,98%) contra 69.054 votos de Graciela.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários