Provocar emoções nos visitantes e lojistas também faz parte dos recursos utilizados pelas empresas expositoras na 44ª edição da Francal. O grupo Rafitthy recorreu aos sentimentos para lançar uma coleção socialmente responsável e, consequentemente, obteve destaque nos corredores da feira. A linha de bolsas Be Forever, que traz estampas de bichos de estimação, fomentou uma parceria com o Instituto Iris, trouxe cães-guias para um estande da feira e está atraindo olhares e o interesse de lojistas.
Segundo a diretora de marketing da marca, Tamires Tondin, a coleção “mexe com o emocional das pessoas ao tocar na relação entre o ser humano e o cão”. Ela explica que o Iris (Instituto de Responsabilidade e Investimento Social) recebe uma porcentagem sobre as vendas das peças - valor que é empregado para possibilitar que mais deficientes visuais do Brasil tenham oportunidade de ter o auxílio de um cão-guia. Segundo a psicóloga Ersea Alves, usuária de um cão, o custo de cada animal treinado é de R$ 25 mil e o grupo está em constante busca de parcerias.
Outra empresa que - ainda que de forma mais indireta - direcionou investimentos focando nas emoções dos visitantes é a Ortopé, que comemora 46 anos em 2012. O estande da marca reproduziu em sua fachada uma réplica do Mini Mundo, parque miniatura localizado em Gramado (RS), cidade berço da Ortopé. Segundo Fábio Schimitz, tocar os sentimentos da família toda faz parte da estratégia. “Atingimos três gerações. Para a Francal resolvemos resgatar alguns ícones da marca, inclusive a cidade de Gramado que é cidade sede. E um destaque dessa cidade é o parque Mini Mundo, que traduz muito nosso público (infantil), trabalha com miniaturas, crianças e famílias, como a Ortopé”, disse, acrescentando que com esse projeto a empresa pretende aumentar em 25% a visitação em relação ao ano passado.

O Espaço Moda Franca, estande coletivo de pequenas empresas francanas, conta com uma sósia da atriz Marilyn Monroe no corredor de entrada para chamar os lojistas. Até a famosa cena do vestido sendo balançado pelo vento foi reproduzida no Anhembi
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.