Mais de mil expositores em 82 mil metros quadrados. Para atrair a atenção dos lojistas de maneira especial na 44ª Francal, os fabricantes têm que se mexer. Criatividade não falta. Os atrativos vão desde inovações nas fachadas dos estantes, usam o recurso padrão de levar celebridades que inevitavelmente se destacam entre os visitantes, abusam da tecnologia e buscam atingir os sentimentos dos lojistas.
Entre as empresas francanas, lançar mão da presença de personalidades parece ser o recurso preferido. Exemplo disso é o time confirmado e prometido pela Agabê. Na manhã de ontem o entorno do estande lembrava uma arena de rodeio dado o número de peões profissionais que visitavam o espaço. Durante a semana há a expectativa da presença de sertanejos que são destaques no cenário musical nacional, incluindo as duplas Fernando & Sorocaba e Chitãozinho & Xororó. A constelação prevista nos estandes de empresas de Franca prevê ainda a presença de panicats (Calvest), Marina Ruy Barbosa (Amazonas Sandals), Milton Neves (Rafarillo), entre muitos outros.
Para quem promover um desfile de constelação em sua porta vai além das possibilidades, “se virar” como pode é uma saída. Uma sósia da atriz Marilyn Monroe ajuda os empresários aglutinados no Espaço Moda Franca, estande coletivo que reúne 22 pequenas empresas de Franca, a não passarem incólumes pelo olhar muitas vezes exausto dos lojistas.
Segundo a gerente de negócios do SindFranca, Ana Teresa Arruda Rocha, a intenção é remeter o público a uma releitura dos anos 60 e à sociedade de consumo. “Como tema principal do estande escolhemos o movimento Pop Art. Entre as ações temos os móveis antigos (na decoração), contratamos uma cover de Marilyn Monroe, que foi o ícone do movimento, e fizemos monóculos que são entregues aos lojistas pela própria atriz”, disse.
O segundo recurso mais comum é investir no design dos estandes para se destacar. Alguns mostram projetos exclusivos com modernas técnicas e ferramentas do mercado. Luzes, strobos, som potente, champagne e clima descontraído criaram uma atmosfera de balada no estande da Lilly’s Closet. De acordo com a estilista da marca, Fernanda Tengaten de Vargas, a ação já surtiu efeitos e no primeiro dia de feira o movimento foi maior em relação ao ano passado. “Quando o lojista vê um mostruário colorido, cheio de energia, muito jovem e descolado, ele entra no estande com mais desejo. É uma marca muito jovem, o conceito é todo nova-iorquino, é cosmopolita, é urbano. E é isso que a gente tenta trazer. A intenção é deixar marcado na Francal que a Lilly’s está aqui.” Outra aposta da marca para prender a atenção dos visitantes é levar para os corredores da Francal a apresentadora Sabrina Sato, garota-propaganda que assina uma coleção exclusiva.
Em outros casos, a inovação não está nem um pouco relacionada à tecnologia. Elementos rústicos como areia e pedra são matérias-primas da ambientação do estande da marca de bolsas Gabriela Kim, expositora na Francal pelo terceiro ano. Un Jin Kim, designer, disse que a empresa investiu entre 30% e 40% a mais de verba na decoração este ano para criar uma imagem diretamente ligada à linha de verão moda-praia, que é trabalhada na feira. “Tentamos colocar na vitrine um pouco de praia mesmo. Só não conseguimos trazer a água (risos). (A decoração) está chamando a atenção. Muita gente vem só para tirar fotos e também tem muitas vendas acontecendo”, disse Un Jin.

Foto de Rafael Mulinari/ Comércio da Franca
A Lilly’s Closet investiu em tecnologia para prender olhos, ouvidos e a atenção dos lojistas: strobos, auto-falantes potentes e bebidas dão o tom da ambientação que é percebida de longe. Espumante era servida para os lojistas no primeiro dia da 44ª Francal
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.