Beirute


| Tempo de leitura: 1 min

Beirute é nome de sanduíche e de cidade. Assim como Bauru. Só que Bauru fica no Brasil e Beirute no Líbano. Aliás, Beirute é a capital do Líbano, um país do leste da Europa, bem distante daqui.

Sanduíches são pratos sempre apreciados por todos - crianças e adultos. Fáceis de fazer, práticos, geralmente bonitos e atraentes ao paladar, os sanduíches muitas vezes substituem uma refeição inteira. O pão, composto por carboidratos, reúne-se às proteinas de carnes ou embutidos e pode ter a companhia de alguns legumes e verduras, fontes de vitaminas. Então, está tudo aí: proteínas, vitaminas e carboidratos. Pra completar, podemos consumi-lo com um gostoso suco de frutas naturais, um par bem gostoso!

O Bauru é também conhecido como misto quente. A gente o prepara com pão de forma, untando os lados internos, colocando no meio fatias de presunto, de queijo e rodelas de tomate, levando tudo ao forno ou tostex. Já o Beirute é um sanduíche frio, feito com pão sírio.

Ingredientes

6 pães sírios de tamanho pequeno
6 colheres (sopa) de requeijão
6 fatias de presunto
6 fatias de mozarela
1 tomate grande em rodelas
folhas de agrião

Modo de fazer

O pão sírio é redondo e sem miolo. Tem este nome porque foi trazido ao Brasil por imigrantes árabes. Os brasileiros, antigamente, chamavam a todos os povos de língua árabe de sírios. Portanto, o pão sírio era, na verdade, libanês. Hoje encontramos pão sírio em qualquer padaria ou supermercado. Para fazer o Beirute, abra os pães ao meio, com a ajuda de um adulto, pois criança não deve lidar lidar com faca. Passe requeijão nas duas metades. Distribua em cima folhinhas de agrião e fatias bem finas de queijo e de presunto. Por fim, coloque rodelas também finas de tomates. Feche os sanduíches e sirva.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários