
Se tem um bicho esquisito na face da Terra é o ornitorrinco.O nome oficial dele é bem complicado de escrever e de falar: Ornithorinchus anatinus. É assim que os biólogos se referem a ele.
Ele pertence à classse dos mamíferos, mas não se parece de jeito nenhum com os outros. Como você deve saber, mamíferos são animais que mamam quando pequenos. O homem, por exemplo, é um mamífero. Sem o leite de sua mãe (ou de outras mães , ou de vaca...) o filhote não consegue sobreviver.
O ornitorrinco é mamífero mas não tem boca pra mamar. Ele tem bico. Já é estranho um mamífero com bico, característica das aves. Se não bastasse, ele vive na água e... bota ovos! Nossa, é o único mamífero que bota ovos!
Para se locomover na água o ornitorrinco possue quatro grandes patas que funcionam como nadadeiras. Entre os dedos desse bicho existem umas membranas que empurram a água, favorecendo a locomoção. O seu rabo é longo e achatado como o de um peixe.
Mais esquisitice: apesar de se alimentarem de leite, os filhotes na vedade não mamam, pois as fêmeas não possuem tetas. O leite escorre das glândulas mamárias que ficam no peito da fêmea e os filhotinhos lambem o leite que se acumula nos pêlos, na região do peito da mãe. Já o ornitorrinco macho tem uma espécie de garra venenosa nas patas traseiras: ele fica com mais ou menos 40 centímetros de comprimento quando vira adulto.
Os ornitorrincos vivem principalmente na Austrália e na Tasmânia, onde moram em lagos e pequenos rios. Nessas encostas eles fazem suas tocas, onde os filhotes ficam protegidos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.