Morreu Izabel Garbi Giolo, personagem de parte da história do Jardim Francano


| Tempo de leitura: 8 min
Izabel Garbi Giolo foi sepultada ontem, no Cemitério da Saudade
Izabel Garbi Giolo foi sepultada ontem, no Cemitério da Saudade

Morreu ontem em sua casa, por volta das 6 horas, Izabel Garbi Giolo. Tinha 90 anos. Desde 2008, submetia-se a tratamento quimio e radioterápico contra um câncer de pele. Mês passado, cirurgia prescrita como procedimento capaz de melhorar sua qualidade de vida, Izabel sofreu uma queda e fraturou fêmur e clavícula. A doença principal e a idade avançada não permitiram recuperação.


Deixa viúvo Antônio Giolo, depois de 65 anos de casamento. Era natural de Pedregulho. Casaram-se em Ribeirão Preto e mudaram-se para Franca, ela cuidando do lar e ele, para trabalhar em Calçados Palermo até a aposentadoria. Tiveram 6 filhos (Lúcia, casada com João Genário; Carlos Roberto, casado com Shirley; Lucília, casada com Antônio Carlos Fernandes, o Xaropinho, funcionário da Rádio Difusora; Rosa, casada com Valter Branquinho; Eliane, casada com José Mauro Milani e Sandra, funcionária do GCN Comunicação, casada com Teodomiro Antunes Neto).
 

Dos casamentos dos filhos nasceram 12 netos (Sérgio, falecido; Leonardo, Geovana, Cristian, casado com Kátia; Cinthia, casada com Claudinei Nascimento Fernandes; Thales, casado com Raquel; Plínio, casado com Tatiana; Gisela, casada com Igor Ewbank; Gabriela, Camila, Bruna, Júlia e Caio) e 5 bisnetos (Bianca, Manuela, Vinicíus, Elisa e Natália).


Izabel foi esposa, mãe, avó e bisavó sempre presente na vida da família. Eliane, filha, contou que sua mãe foi sempre um um exemplo de dedicação extremada e de superação, ela que lutou com todas as suas forças para ajudar seu pai a vencer um problema pessoal. “Ensinou a mim, a meus irmãos e à toda a família, que não se deve desistir nunca. Os nossos últimos 20 anos foram de completa e feliz harmonia”.


A grande família se encontrava na casa de Izabel e Antônio todas as tardes de domingo. “Mamãe, até quando pode, ia para a cozinha e era em volta de seus pratos e de sua determinação que pudemos manter sempre o gosto de estarmos próximos. Não há como esquecer de sua bondade, disposição - quando algum filho precisava, sabia que podia contar com ela para olhar, e bem, os netos e bisnetos -, carinho e amor”.


Izabel integrou, até há alguns anos, grupo de terços, rezados semanalmente na casa de alguém das muitas amizades que conquistou ao longo de 40 anos morados no Jardim Francano.
 

Seu corpo foi velado no São Vicente de Paulo e o sepultamento aconteceu ainda ontem, no Cemitério da Saudade.

 

 

CATÓLICA

S. João Eudes
 
“João” significa “o Senhor é misericordioso”
 
João Eudes nasceu em Ri, perto de Argentan, França, em 1601. Era irmão do célebre historiador Francisco, a quem se deve a obra monumental História da França. Estudou com os jesuítas de Caen. Apesar de os pais desejarem para ele o casamento, escolheu a vida religiosa. Em 1624, entrou para o Oratório de Paris e ali permaneceu até 1642. Dedicando-se à evangelização, percorreu a Europa toda. Quando grassou a peste na Normandia, correu para lá a fim de prestar assistência às vítimas. Em 1643, fundou a congregação de Jesus e Maria ou Congregação dos Padres Eudianos, cuja finalidade era a formação dos candidatos aos sacerdócio e a pregação de missões populares. Juntamente com essa surgiu a congregação feminina das Irmãs Refúgio de Nossa Senhora da Caridade. Foi profundo devoto e divulgador do culto ao Sagrado Coração de Jesus e ao Sagrado Coração de Maria, deixando-nos o clássico livro O Coração Admirável da Santíssima Mãe de Deus, onde estuda os fundamentos dessa invocação. Morreu aos 79 anos, em Caen, em 19 de agosto de 1680.
 
Oração
Do Coração Sagrado de Jesus
 
Deus, nosso Pai, encontremos hoje, no Sagrado Coração de vosso Filho Jesus, a luz e orientação correta para nossos passos em direção à paz e à concórdia. As gerações passam e a história avança concebida, buscando novas parições. O progresso humano e as novas tecnologias inventam mundos, mas não decifram o enigma do espírito humano e pouco sabem do que o coração humano esconde. Ontem como hoje, insatisfeitos, temos sede de infinito. Enveredamos vida adentro na busca da felicidade; e a vida nos ensina que a felicidade é uma engenharia divino-humana e uma arquitetura humano-divina, um caminho que passa, não por fora, mas pelo interior da própria pessoa. Um caminho que se abre no Homem que um dia disse: “Eu sou o Caminho!” E, ao dizer essas palavras, aplainou vales, endireitou sendas tortuosas. E mostrou que é o coração que deseja amar e ser amado. Deseja libertação e iluminação. Busca um caminho para o Infinito. É o coração que deseja o shalom de Deus. Por isso, vos invocamos: Coração de Jesus, de infinita majestade, templo santo de Deus, tabernáculo do Altíssimo, casa de Deus e porta do céu, fornalha ardente de caridade, receptáculo de justiça e de amor, abismo de todas as virtudes, digníssimo de todo o louvor, rei e centro de todos os corações, no qual estão todos os tesouros de sabedoria e ciência, no qual habita toda a plenitude da divindade, no qual o Pai pôs as suas complacências, tende piedade de nós!
 
Os cinco minutos dos santos/ J. Alves. - São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 

ESPÍRITA
 
A LÍNGUA
 
“A língua também é um fogo” (Tiago, 3: 6).
 
A desídia das criaturas justifica as amargas considerações de Tiago, em sua epístola aos companheiros.
O início de todas as hecatombes no planeta localiza-se quase sempre, no mau uso da língua.
Ela está posta, entre os membros, qual leme de embarcação poderosa, segundo lembra o grande apóstolo de Jerusalém.
Em sua potencialidade, permanecem sagrados recursos de criar, tanto quanto o leme de proporções reduzidas foi instalado para conduzir.
A língua detém a centelha divina do verbo, mas o homem, de modo geral, costuma desviá-la de sua função edificante, situando-a no pântano de cogitações subalternas e, por isto mesmo, vemo-la à frente de quase todos os desvarios da humanidade sofredora, cristalizada em propósitos mesquinhos, à míngua de humildade e amor.
Nasce a guerra da linguagem dos interesses criminosos, insatisfeitos. As grandes tragédias sociais se originam, em muitas ocasiões, da conversação dos sentimentos inferiores.
Poucas vezes a língua do homem há consolado e edificado os seus irmãos; reconheçamos, porém, que a sua disposição é sempre ativa para excitar, disputar, deprimir, enxovalhar, acusar e ferir desapiedadamente.
O discípulo sincero encontra nos apontamentos de Tiago uma tese brilhante para todas as suas experiências. E, quando chegue a noite de cada dia, é justo interrogue a si mesmo:  “Terei hoje usado a minha língua, como Jesus utilizou a dele?”.
 
EMMANUEL

 

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

ACEITAÇÃO TOTAL
 
Ele não pode imaginar a vida sem álcool. Algum dia será incapaz de imaginar a vida com álcool ou sem ele. Então conhecerá a solidão como poucos. Estará no fim da linha. Desejará o fim.
 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. P. 166
 
Somente um alcoólico pode entender o exato significado de uma declaração como esta. “O padrão duplo que me manteve preso como um alcoólico ativo também me encheu de terror e confusão: “Se eu não beber eu vou morrer”, competia com “Se continuar bebendo, isto vai me matar”. Ambos os pensamentos compulsivos sempre me puxavam mais para o fundo. Esse fundo produziu uma aceitação total de meu alcoolismo - sem qualquer reserva - e algo que foi absolutamente essencial para minha recuperação. Foi um dilema diferente de qualquer coisa com a qual tivesse me deparado antes, mas, descobri mais tarde no programa.
 
Reflexões Diárias, Pág.13.

 

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO

A família de
IZABEL GARBI GIOLO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se deu no mesmo dia, às 16h30, no Cemitério da Saudade. O velório aconteceu no São Vicente.
 

CONVITE DE MISSA DE 3 ANOS

A família de
JOSÉ FRANCISCO GARCIA
convida para a missa em sua memória, hoje, dia 19 de agosto, às 19 horas, na Igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição. Pelo comparecimento, agradece.
 
 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO

A família de
ADMAR DIAS FERNANDES (NEGRIM BARBEIRO)
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 18/08/2010. O sepultamento ocorreu no mesmo dia, às 16h30, no Cemitério da Saudade. O velório aconteceu no São Vicente de Paulo, sala 02. 
 
 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO

A família de
SEBASTIÃO LUPERI
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 18/08/2010. O sepultamento se dará às 8h30 de hoje (19/08), no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo - sala 04.
 
 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO

A família de
MARIA APARECIDA DE PAULA BRÁS
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará HOJE, às 16 horas, no Cemitério Municipal de Restinga. O velório acontece no Velório Municipal de Restinga.
 
 
NOTA DE FALECIMENTO
 
A família de
ORESTES PINTO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 18/08/2010. O sepultamento se dará às 9 horas de hoje (19/08/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no Velório Santo Agostinho.
 
 
NOTA DE FALECIMENTO
 
A família de
CLÓVIS TEODORO MARTINS
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 18/08/2010. O sepultamento se dará às 16 horas de hoje (19/08/2010), no Cemitério Municipal de Cristais Paulista. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 8. 
 
 
NOTA DE FALECIMENTO
 
A família de
SEVERINO RODRIGUES DA SILVA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 18/08/2010. O sepultamento se dará às 17 horas de hoje, no Cemitério Municipal de São Tomás de Aquino. O velório acontece no Velório Municipal de Itirapuã.
 
 
CONVITE DE MISSA DE 40 ANOS

A família de
VERÓTILDES JUSTINO ALVES
convida para a missa em sua memória, dia 19/08/2010, HOJE, às 19h30, na Igreja Capela de Nossa Senhora de Lurdes (Leporace I). Pelo comparecimento, agradece.
 
 
SIMPATIA PARA EMAGRECER
(CHICO XAVIER)

No sábado de manhã, encha um copo com água até a metade, e coloque dentro o número de grãos correspondente aos quilos que quer perder, não coloque grãos a mais, pois os quilos não serão recuperados. À noite, beba a água, deixando os grãos e enchendo novamente até a metade. No domingo, pela manhã em jejum, beba a água e torne a incluir água até a metade. Na segunda-feira, também em jejum, beba a água e coma os grãos. Publique na mesma semana. Use o mesmo copo durante o processo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Boa sorte.
(M.G.A.G.)

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários