Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 9 min

CATÓLICA

S. João Maria Batista Vianney
 
1786-1859 - presbítero - “João” significa “o Senhor é misericordioso”
 
Natural de Lião, França. Ao se decidir pelo sacerdócio, João Vianney esbarrou na dificuldade dos estudos, mas graças à oração e perseverança, pôde superar a ignorância, que parecia invencível. Ordenado sacerdote (3/8/1815), exerceu o ministério sacerdotal no até então pobre e desconhecido povoado de Ars, formado por gente simples, indiferente da religião. Buscou na vida de penitência, oração e caridade a força para pregar e promover a renovação da vida cristã no lugarejo. Arrastado pelo exemplo do Cura de Ars, o povo, inicialmente descrente, começou a participar ativamente da ida paroquial, da liturgia, dos sacramentos e das iniciativas sociais.
Além do Dom da Cura e do discernimento, tinha também o dom de ler o íntimo das pessoas. Sua Fama logo ultrapassou os limites de Ars, atraindo milhares de pessoas que a acorriam para receber uma palavra de consolo.
 
S. Aristarco
 
Séc. I-confessor- “Aristarco” quer dizer “soberano”, “Chefe distinto”
 
De Tessalônica, Macedônia, Aristarco foi convertido por Paulo. Esteve a seu lado nos momentos difíceis, sobretudo durante a confusão que os comerciantes de Éfeso armaram contra o Apóstolo, pois viam nele uma séria ameaça a seus negócios (At 19,29). “Foram seus companheiros de Viagem: Sópatro, Aristarco, Segundo, Gaio e Timóteo”( at. 20,44ss.). Aristarco esteve ao lado de Paulo quando este foi levado prisioneiro a Roma e com ele ficou na prissão (At 27,1-2 e Ci 4,10).
 
Oração
Da vida renovada

 
Deus, nosso Pai, a vossa palavra tem o poder de transformar nossos corações, tantas vezes sufocados por desilusões e vazios de paz. Vossa Palavra tem o poder de corrigir nossas estreitas pasturas mentais, nossa falta de discernimento, nossa cegueira espiritual. Vossa Palavra tem o poder de sarar nossas feridas e debelar nossas enfermidades. Daí-nos, Senhor, o entendimento de que, diante de vós, valemos mais que um punhado de dinheiro, uma porção de bens materiais ou um pouco do brilho transitório da glória e do poder. Fazei-nos compreender que ganhar a vida em plenitude é perdê-la, é gastá-la na gratuidade em favor do bem e da justiça. Libertai-nos, pois de tudo o que nos prende e nos sufoca nos entristece e nos enche de amargura, nos aflige e apavora, nos intimida e nos retrai. Aclarai nossas visão para que enxerguemos a realidade das matérias e espirituais.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/J.Alves
São Paulo, editora Ave-Maria
 
 
ESPÍRITA
 
VÊ, POIS

 
“Vê, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas” - Jesus (LUCAS, 11:35.)
 
Há ciência e há sabedoria, inteligência e conhecimento, intelectualidade e luz espiritual.
Geralmente, todo homem de raciocínio fácil é interpretado à conta de mais sábio, no entanto, há que distinguir.
O homem não possui ainda qualidades para registrar a verdadeira luz. Daí, a necessidade de prudência e vigilância.
Em todos os lugares, há industriosos e entendidos, conhecedores e psicólogos.
Muitas vezes, porém, não passam de oportunistas prontos para o golpe do interesse inferior.
Quantos escrevem livros abomináveis, espalhando veneno nos corações?
Quantos se aproveitam do rótulo da própria caridade visando extrair vantagens à ambição?
Não bastam o engenho e a habilidade. Não satisfaz a simples visão psicológica. É preciso luz divina.
Há homens que, num instante, apreendem toda a extensão dum campo, conhecem-lhe a terra, identificam-lhe o valor. Há, todavia, poucos homens que se apercebem de tudo isso e se disponham a suar por ele, amando-o antes de explorá-lo, dando-lhe compreensão antes da exigência.
Nem sempre a luz reside onde a opinião comum pretende observá-la.
Sagacidade não chega a ser elevação, e o poder expressivo apenas é respeitável e sagrado quando se torna ação construtiva com a luz divina.
Raciocina, pois, sobre a própria vida.
Vê, com clareza, se a pretensa claridade que há em ti não é sombra de cegueira espiritual.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
Leitura da Bíblia
 
 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4:11-12)
 

Edificar o corpo de Cristo
 
Ler a Bíblia apenas na esfera mental não traz vida, mas quando a lemos exercitando o espírito ganhamos vida (Jo 6:63). O Alimento Diário é um instrumento de grande ajuda para todos nós, pois por meio dele recebemos a direção de Deus e podemos conhecer mais a Sua Palavra. A leitura normal desta publicação, deve nos levar a ter um apreço cada vez maior pela Bíblia. Podemos ler-orar os versículos que nos são indicados nele diariamente, além de todas as referências bíblicas nele inseridas. Assim, pouco a pouco, vamos aprendendo a desfrutar a Palavra de Deus como espírito e vida.
Muitos irmãos e irmãs passaram a ter uma vida de leitura da Bíblia normal, regular, cotidiano, depois que tiveram um contato saudável com essa publicação. O Alimento Diário sem dúvida não substitui a Bíblia, pelo contrário, nos leva a amá-la cada vez mais e torná-la como realidade em nosso viver diário. Dessa forma, por meio de um contato constante e sadio com a Palavra, somos levados a viver no espírito. Graças ao Senhor!
Paulo levava as pessoas a estar no espírito. Louvado seja o Senhor, pois essas palavras também são a nossa prática. Depois que Ele entrou em nosso espírito, devemos permitir que as três partes da nossa alma, mente, vontade e emoção, sejam saturadas uma a uma pela vida divina. Antigamente nossa emoção estava totalmente cheia do nosso próprio prazer, mas agora, o prazer de Deus, o que Ele deseja, está em nós, por isso podemos fazer o que Lhe agrada.
Desejamos que a palavra de Deus penetre em nós para que nossa alma (mente, vontade e emoção) seja saturada pela vida divina. Assim, seremos santificados em tudo.
A obra dos apóstolos é segundo o ministério que o Senhor concedeu a cada um, tendo cada apóstolo o seu ministério; e cada ministério e distinto. Os doze apóstolos tinham cada um o seu ministério, mas estavam todos num mesmo princípio: edificar o Corpo de Cristo (Ef 4:11-12). Nos versículos 13 a 16 vemos que os ministérios dos apóstolos têm uma só meta: conduzir as pessoas para que cresçam em vida e cheguem “à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, [...] mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”. Isso é o que cada apóstolo deve fazer, pois cada um tem o seu ministério segundo a direção do Espírito.
Certa vez o irmão Lee me disse: “Irmão Dong, ao fazer a obra, você deve prestar atenção a três coisas: Primeiro, ela deve ser feita de acordo com a necessidade local, de cada região. Segundo, ela deve ser conforme o encargo que o próprio Deus concedeu à pessoa enviada; cada apóstolo contém algo que foi preparado por Deus, portanto deve fazer segundo o encargo que lhe foi dado. O terceiro e mais importante é fazer tudo segundo a direção do Espírito Santo”. Ele ainda disse: “Todos estão na economia neotestamentária de Deus, mas como cada um tem sua maneira de fazer, acabam entrando em assuntos e coisas diferentes no momento de colocá-las em prática, por isso começam a surgir diferenças”. Pela misericórdia do Senhor, temos procurado fazer tudo segundo a orientação do Espírito.
 
Ponto-chave: Crescer em vida
 
Pergunta: Qual é a meta da obra dos apóstolos?
 
Igreja em Franca Avenida José da Silva, 3.651

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Guardiões ativos
 
Para nós, contudo, trata-se muito mais do que uma política solutar de relações públicas. É mais do que uma negação do egoísmo. Esta tradição é um lembrete permanente e prático de que a ambição pessoal não tem lugar em A.A.
Nela cada membro se transforma num diligente guardião da nossa Irmandade.
 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES. p. 166

 
O conceito básico de humildade é expresso na Décima Primeira Tradição. Ela me permite participar completamente do programa, ela preenche minha necessidade de ser parte integral de um todo significativo.
Ser humilde me traz mais perto do espírito atual de companheirismo e unidade, sem o qual eu não poderia permanecer sóbrio.
Lembrando que todo membro é um exemplo de sobriedade, cada um vivendo a Décima Primeira tradição, posso experimentar liberdade porque cada um de nós é anônimo.
 
Reflexões Diárias, Pág. 342.

 
SEICHO-NO-IE

Extraia a sua riqueza do “Banco do Universo”
 
Você conhece o “Banco do Universo”, cujo presidente se chama “Deus”? O seu capital é tão grande que não pode ser calculado nem em números astronômicos. Todo Filho de Deus pode “sacar qualquer quantia” de sua conta no “Banco do Universo”. O cheque necessário para essa operação chama-se “fé’. Você poderá até descontar quantias ilimitadas, de acordo com a profundidade de sua “fé”. Sua fé corresponde a um bilhão de cruzeiros? Ou a dez bilhões de cruzeiros? Você acha que é impossível obter tão grande fortuna? Se você pensa assim, o seu cheque tem valor inferior a essa quantia. Pois bem, qual é o valor do seu cheque?
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
CONVITE DE MISSA DE 1º ANIVERSÁRIO
A família de
JOSÉ DE ANDRADE RIBEIRO VIEIRA (DANDADE)
convida para a missa em sua memória, HOJE, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.

 
SIMPATIA PARA EMAGRECER (CHICO XAVIER)
No sábado de manhã, encha um copo com água até a metade, e coloque dentro o número de grãos correspondente aos quilos que quer perder, não coloque grãos a mais, pois os quilos não serão recuperados. À noite, beba a água, deixando os grãos e enchendo novamente até a metade. No domingo, pela manhã em jejum, beba a água e torne a incluir água até a metade. Na segunda-feira, também em jejum, beba a água e coma os grãos. Publique na mesma semana. Use o mesmo copo durante o processo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Boa sorte!
(S.R.L.S.)

 
PARA CONSEGUIR ALGO IMPOSSÍVEL
Leia na Bíblia os Salmos 33, 34 e 70, 3 vezes por dia, 3 dias consecutivos e publique no 4º dia. Faça 2 pedidos difíceis e 1 impossível. Mesmo que não acredite, verás o que acontece.
(Marilda)

 
PARA CONSEGUIR ALGO IMPOSSÍVEL
Leia na Bíblia os Salmos 33, 34 e 70, 3 vezes por dia, 3 dias consecutivos e publique no 4º dia. Faça 2 pedidos difíceis e 1 impossível. Mesmo que não acredite, verás o que acontece.
(Maristela)

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários