Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 10 min

CATÓLICA

S.Cristóvão
 
Séc. III- mártir- “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo”- Protetor dos motoristas, dos atletas, das árvores e dos frutos
 
A devoção a S. Cristóvão é antiga. Já em 452 havia em Calcedônia uma igreja a ele dedicada. Temos poucas notícias a respeito de sua vida. Ao que tudo indica, seu martírio ocorreu na perseguição do imperador Décio (250-251). Segundo uma letra do século XIII, Cristóvão foi um gigante que se converteu a Deus e se colocou humildemente a serviço de quem quisesse atravessar um rio muito perigoso. Um dia, carregando aos ombros uma criança, disse a ela: “Você pesa tanto que parece estar carregando o mundo na mão”. E a criança respondeu: “Erraste por pouco, porque estás carregando aquele que fez o mundo”. É invocado com a seguinte oração:
Ó S. Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque estáveis carregando nos ombros o Menino Jesus. Fazei que Deus se sinta sempre em meu coração, porque então terei sempre firmeza e segurança no volante de meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntes que tiver de enfrentar venham elas das pessoas ou do espírito do mal.
 
S. Tiago Maior

Séc. I- Apóstolo- “Tiago” deriva de “Santiago” que significa “lago santo”
 
Filho de Zebedeu, Tiago recebeu o chamado por Jesus, juntamente com irmão João (Mt 4,21; Mc 1,19). Sua mãe desejava vê-los sentados ao lado de Jesus em seu Reino. E quando Jesus lhes perguntou se poderiam beber do seu cálice, ambos disseram decididamente que sim (Mt 20, 20-28). Tiago, juntamente com Pedro e João, foi testemunha particular da transfiguração e da ressurreição da filha de Jairo (Mc 5,37) e da agonia de Jesus no Getsêmani (Mt 36,37). Foi decapitado por Herodes Agripa em 42 d.C. (At 12,2).
 
ORAÇÃO
De Tiago Apóstolo

 
“Ó S. Tiago, vos trazemos/ um canto alegre de louvor.
Da simples arte de pescar, Jesus aos cimos vos levou.
Ao seu chamado obedecendo, / com vosso irmão tudo deixastes/ e do seu Nome e do seu verbo, /ardente arauto vos tornastes.
Ó testemunha fulgurante/ da mão direita do Senhor, vedes no monte a glória eterna, /no horto vedes a sua dor.
E quando a taça do martírio chamou por vós, pronta atendestes, / como primeiro entre os apóstolos/ pelo Senhor dela bebestes.
Fiel discípulo de Cristo, / da luz do Céu semeador iluminai os corações/ pela esperança, fé e amor. Dai-nos seguir com prontidão/ a Jesus Cristo e seus preceitos, / para podermos, junto a vós, /cantar-lhe o hino dos eleitos” (Hino, Liturgia das Horas, p. 1585).
 
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves
São Paulo, Editora Ave-Maria.
 
 
APLIQUEMO-NOS
 
‘E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.’ - Paulo. (TITO, 3:14.)
 
É preciso crer na bondade, todavia, é indispensável movimentarmo-nos com ela, no serviço de elevação.
É necessário guardar a fé, contudo, se não a testemunhamos, nos trabalhos de cada dia, permaneceremos na velha superfície do palavrório.
Claro que todos devemos aprender o caminho da iluminação, entretanto, se nos não dispomos a palmilhá-lo, não passaremos da atitude verbalista.
Há no Espiritismo cristão palpitantes problemas para os discípulos de todas as situações.
É muito importante o conhecimento do bem, mas que não esqueçamos as boas obras; é justo se nos dilate a esperança, diante do futuro, à frente da sublimidade dos outros mundos em glorioso porvir, mas não olvidemos os pequeninos deveres da hora que passa.
De outro modo, seríamos legiões de servidores, incapazes de trabalhar, belas figuras na vitrina das idéias, sem qualquer valor na vida prática.
A natureza costuma apresentar lindas árvores que se cobrem de flores e jamais frutificam; o céu, por vezes, mostra nuvens que prometem chuva e se desfazem sem qualquer benefício à terra sedenta.
As escolas religiosas, igualmente, revelam grande número de demonstrações dessa ordem. São os crentes promissores e infrutuosos, que a todos iludem pelo aspecto brilhante. Dia virá, porém, no qual se certificarão de que é sempre melhor fazer para ensinar depois, que ensinar sempre sem fazer nunca.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
“E me transportou, em espírito, até uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus”. (Ap 21:10).
 
A ORIGEM DO MINISTÉRIO DE JOÃO
 
O tema desta semana é “a quarta grande visão de João no espírito”. (O ministério de João proveio praticamente das quatro grandes visões obtidas na ilha de Patmos). Podemos dizer que nesse exílio ele, de fato, foi trabalhado pelo Espírito até que seu ser natural foi eliminado.
De maneira muito simples, ele passou a viver no espírito e assim começou a se lembrar das palavras que o Senhor lhe falara, e isso foi de grande ajuda. Ao retornar do exílio e ir para Éfeso, ele pôs em prática todas as palavras trazidas à lembrança, bem como as palavras de Paulo. Ali ele escreveu mais quatro livros, primeiramente seu Evangelho e depois as três Epístolas. Podemos dizer que houve grande mudança em João depois que escreveu Apocalipse.
João pôde ter as quatro grandes visões registradas em Apocalipse porque era alguém que vivia no espírito. Ele recebeu a incumbência de escrever tudo o que viu, mas jamais poderia fazer isso no seu homem natural. Podemos dizer que as três partes da sua alma já estavam saturadas e permeadas, pelo espírito. Portanto, todo o seu ser estava no espírito. Portanto, todo seu ser estava no espírito. Uma pessoa assim é útil ao Senhor. Por isso o ministério orgânico foi incumbido e entregue o João. Se ele ainda pensasse em si mesmo e nos próprios interesses, Deus jamais poderia incumbir-lhe tais palavras. Assim sendo, para o Senhor nos escolher, também temos de ser pessoas totalmente no espírito e que passaram por um tratamento completo.
Podemos dizer que essas quatro grandes visões são os pontos principais da igreja. Os terceiros dois mil anos da história humana é a era do espírito, a qual se inicia pela igreja, porque a igreja é produzida com os que são regenerados no espírito e agora têm a vida divina e vivem no espírito.
A vida da igreja é uma questão totalmente do Espírito; todos os que fazem parte da igreja são regenerados no espírito e agora têm a vida divina e vivem no espírito, a qual se inicia pela igreja, porque a igreja é produzida com os que são regenerados no espírito e agora têm a vida divina e vivem no espírito.
A vida da igreja é uma questão totalmente do Espírito. Todos os que fazem parte da igreja são regenerados. Uma vez que o reino é algo de vida, todos os cidadãos de reino têm a vida de Deus.
Para ganhar a vida de Deus é preciso nascer da água e do Espírito (Jo 3:3, 5). Depois da salvos e regenerados, os crentes são colocados na igreja, onde aprendem a crescer em vida e se exercitam nela, para ser os cidadãos do reino dos céus em realidade hoje e na manifestação futura. Os cidadãos do reino dos céus precisam crescer a amadurecer na vida divina, e o melhor lugar para isso é a vida da igreja.
A igreja é a realidade do reino dos Céus. Embora o reino não se tenha manifestado o que só ocorrerá na era vindoura, na igreja hoje temos a sua realidade. Todas as pessoas regeneradas são incluídas na igreja para que se exercitem, cresçam e amadureçam como cidadãos do reino dos Céus. Louvado seja o Senhor, nós estamos na igreja!
 
Igreja em Franca, Avenida José da Silva, 3651

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

ORAÇÃO CLÁSSICA
 
“Ó Senhor”! Fazei de mim um instrumento de Tua paz: onde há ódio, faze que eu leve o amor; onde há discórdia que eu leve a união; onde há dúvidas que eu leve o perdão; onde há discórdia que eu leve a fé; onde há erros que eu leve a verdade; onde há desespero que eu leve a esperança: onde há tristeza que eu leve a alegria: onde há trevas que eu leve a luz!
Oh! Mestre!Fazei que eu procure menos ser consolado do que consolar; ser compreendido do que compreender; ser amado do que amar. Porque é dando que se recebe; e perdoando que se é perdoado; é morrendo que se vive para Vida eterna!”
 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES. p.88
 
Não importa em que parte do meu crescimento espiritual me encontre, a oração de São Francisco me ajuda a melhorar meu contato consciente com o Deus do meu entendimento. Penso que uma das grandes vantagens de minha fé em Deus é que eu não o entendo. Pode ser que meu relacionamento com meu Poder Superior seja tão proveitoso, que eu não precise entender. Tudo que sei é que se pratico o Décimo Primeiro Passo regularmente, da melhor maneira que posso, continuarei a melhorar meu contato consciente, conhecerei a Sua vontade para comigo e terei forças para executá-la.
 
Reflexões Diárias, pág. 334.

 
SEICHO-NO-IE

Jogue fora a semente do ódio
 
Evite pronunciar palavras pessimistas; não pronuncie palavras que expressem ódio por alguém; não profira palavras que sugiram o fracasso, pois todas as palavras negativas, tristes e lamentosas constituirão sementes que produzirão frutos da mesma natureza. Elas germinarão, crescerão e darão frutos por ação da lei da Natureza; portanto, não poderão trazer outro resultado. Não podemos modificar a lei natural faz com que ela dê frutos da mesma espécie.
De todas as felicidades da vida, nenhuma é maior que a de ser amado. Então, jogue fora a semente do ódio e lance a semente do amor!
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi


AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
PAULO ORLANDO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 25/07/2010, às 19 horas na Igreja São Benedito (Matriz). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
WLISSES BARBOSA DE OLIVEIRA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 25 de julho (domingo), às 19 horas na Igreja São Judas Tadeu. Por mais este ano de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.


CONVITE DE MISSA DE 30 DIAS
A família de
JAIME MORILA BONAMIM
convida para a missa em sua memória, HOJE, 25/07/2010, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 6 MESES
A família de
OSWALDO INOCÊNCIO DA SILVA (QUEIXINHO)
convida para a missa em sua memória, HOJE, dia 25/07/210, às 17 horas, na Igreja Matriz Nossa da Conceição (Catedral). Pelo comparecimento, agradece.


CONVITE DE MISSA DE 3 MESES
A família de
RUI MELLO FILHO
agradece a todos que a confortaram pelo doloroso transe porque passou e convida parentes e amigos para a missa que, em sufrágio da alma do querido extinto será celebrada DOMINGO dia 25/07/2010 às 19 horas no altar-mor da Igreja de Santa Edivirge (Nova Franca). Por mais esta demonstração de amizade e espírito cristão, antecipa sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
ELZA MARTINS SANCHES
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 25/07/2010, às 19 horas, na Igreja Matriz de Pedregulho. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
DOMITILIO RODRIGUES DE OLIVEIRA (ATILIO)
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 24/07/2010. O sepultamento se dará às 13 horas de hoje (25/07/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 3.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
FRANCISCO ALVES DE OLIVEIRA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 24/07/2010. O sepultamento se dará às 09 horas de hoje, no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no Velório Santo Agostinho.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários