Sucesso de vendas de livros e bilheteria nos cinemas. Adorado por milhões de adolescentes em todo o mundo. A saga Crepúsculo, de autoria da escritora norte-americana Stephenie Meyer, é um mix de paixão teen com criaturas vampirescas. Os quatro romances da série (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer) já venderam mais de 100 milhões de exemplares ao redor do mundo.
A história é centrada no romance entre dois personagens, Edward Cullen, um vampiro cavalheiresco, e Isabella Swan, uma frágil e doce mortal. Edward é interpretado nos cinemas pelo ator Robert Pattinson, que depois do primeiro filme adquiriu uma legião de fãs em todo o mundo. As amigas francanas Ana Flávia da Costa Faria, 12 anos, Júlia Ribeiro Corrêa Neves, 11, Mariana de Souza Presciliano, 20, e Carolina Miné dos Reis, 13, fazem parte deste grupo de admiradoras. Elas colecionam revistas, pôsteres e os livros da saga de amor juvenil.
A estudante Carol já leu os quatro livros. O primeiro, de 355 páginas, foi devorado por ela em apenas dois dias. “Lia oito horas por dia até acabar”. Mas Mariana se adiantou a Carol. Além dos livros da saga Crepúsculo, ela já leu o mais recente lançamento da autora, A breve segunda vida de Bree Tanner, que conta a história de Bree, personagem de Eclipse, desde quando foi transformada em vampira até sua morte. Este novo título, aliás, está disponível gratuitamente na internet até o dia 5 de julho, no site www.breetanner.com (versão em inglês).
O terceiro filme da saga, Eclipse, estreia no dia 30 de junho nos cinemas brasileiros - inclusive em Franca -, mas as quatro amigas francanas já compraram os ingressos faz tempo. “Compramos no dia 19 de maio, com um mês e 10 dias de antecedência. Não vamos perder esta estreia por nada”, explica Carol. A expectativa é de um novo sucesso de bilheteria, assim como foram os dois primeiros. Até o dia 18 de junho, 60 mil ingressos antecipados do filme já tinham sido vendidos no Brasil. Somente a Moviecom Cinemas vendeu 15 mil ingressos em toda a rede no País - cerca de 700 em Franca -, até a última sexta-feira.
Com produção orçada em US$ 40 milhões, Crepúsculo teve bilheteria mundial de US$ 350 milhões. Segundo ranking da locadora 100% Vídeo, desde abril de 2009, Crepúsculo é o filme mais locado em toda a rede no País. Já o longa Lua Nova vendeu cerca de 1,4 milhão de ingressos nos cinemas brasileiros, somente na primeira semana de exibição, e é o terceiro filme mais locado na 100% Vídeo de Franca, de abril a junho deste ano.
Segundo o proprietário da locadora Point Vídeo de Franca, Rubens Paulo Araújo de Medeiros, Crepúsculo é o filme mais locado em toda a história de sua empresa, fundada em 2003, com mais de 800 locações. Já Lua Nova foi o longa de maior saída durante três meses.
A jovem Mariana de Souza é uma das mais dedicadas no acompanhamento da história. “Já assisti aos dois primeiros filmes 13 vezes cada um e já li os quatro livros duas vezes cada”, afirma. Carol conta que ela e suas amigas já fizeram “sacrifícios” para acompanhar os longas. “No dia 19 de novembro de 2009, ficamos quatro horas na fila do cinema para assistir ao filme Lua Nova”.
O grande frisson das meninas é mesmo por Robert Pattinson. Elas conhecem detalhes da vida do ator e gostariam de estar no lugar da “sortuda” Kristen Stewart, namorada do ator também fora das telas. Carol tem centenas de fotos dos filmes no computador de sua casa e a maioria é de Pattinson. A garota chegou a ter problemas quando o primeiro filme foi lançado. “Ficava pensando nele (Edward), chorava muito. Quando tinha lua cheia ficava olhando, mas depois passou”.
O amor impossível entre um vampiro de mais de 100 anos, mas com aparência de 17, e uma jovem mortal de 16 anos conquistou os adolescentes, principalmente as meninas. Para conquistar o público masculino, foram adicionadas mais cenas de luta e ação no segundo filme da série, com lobisomens de dois metros de altura e cenas de combate. Mas a maior parte dos fãs ainda é feminina.
Segundo a estudante francana Júlia, a história de amor adolescente e a personalidade tímida e introvertida de Bella são os elementos que a atraem nos filmes. “Ela é uma garota na dela e o garoto mais bonito da escola (Edward) se interessa por ela. A gente acaba se identificando com a Bella”.
VAMPIROMANIA
O filme Entrevista com o Vampiro (1994), protagonizado pelos belos Brad Pitt e Tom Cruise, é um dos marcos desta mudança de aparência dos seres vampirescos no cinema. O aspecto atraente, em oposição ao horripilante da maioria dos monstros cinematográficos anteriores, ajuda a compor o fenômeno Crepúsculo.
O novo filme, Eclipse, além do belo casting, tem mais ação que os primeiros da saga, buscando ainda mais o público masculino, mas também não perde a essência da história, que é o romantismo juvenil. Em Eclipse, Bella aparecerá dividida entre o charmoso Edward e o amigo musculoso Jacob.
As amigas Mariana, Júlia, Ana Flávia e Carol já têm sua preferência. Elas sempre torcem por Edward. “Ele tem um encanto”, suspira Carol. Mas Jacob também ampliou sua legião de fãs depois que ganhou vários quilos de músculos. Independentemente da preferência da doce Bella, Eclipse tem tudo para ser mais um sucesso de bilheteria, superando inclusive os dois primeiros filmes.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.