Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 7 min

CATÓLICA

B. José Gerard
 
1831-1914 oblato “José” quer dizer “que Deus acrescente”
 
Natural de Nanci, França, José Gerard, missionário dos Oblatos de Maria Imaculada, foi o grande e zeloso apóstolo do povo Basotho, na região de Lesotho, África do Sul. Não apenas conhecia a língua e os costumes de sua gente, mas também seu modo de pensar, suas sensibilidades, suas esperanças e aspirações. Junto com o bispo Allard e o irmão Bernard, iniciou sua obra apostólica na missão chamada Roma e, anos depois, na missão de Korokoro (1866). Em 1876, fundou a missão S. Mônica, onde trabalhou por mais de 20 anos, criando escolas e construindo um convento. Sempre confiante em Deus, fundou numerosas missões no norte do país. Sua solicitude e amabilidade para com os doentes, os necessitados era a manifestação concreta do seu inflamado amor a Deus. O segredo de sua santidade era viver continuamente na presença de Deus, o que atraía e encantava as pessoas. Homem de fé e de confiança inabalável em Deus, hauria sua força evangelizadora da oração a Jesus Sacramentado, à Virgem Maria e da leitura freqüente do ofício divino. Por mais de meio século, padre José Gerard pôde testemunhar o desenvolvimento da evangelização em Lesotho, que em 1988, ano da sua beatificação pelo papa João Paulo II, já contava, entre os 1.560.000 habitantes, com cerca de 653.000 católicos.
 
ORAÇÃO
Dos pequenos gestos
 
Deus, nosso Pai, aprendamos a ungir cada gesto nosso com a ternura e a generosidade que brotam de um coração temente a Deus e confiante na boa vontade dos homens. Inspirai-nos para que realizemos as pequenas ações com inteligência e dedicação, sabidos de que o segredo da alegria é realizar com amor tudo que fazemos, até mesmo as ações mais insignificantes. Fazei-nos entender o mistério contigo na simplicidade dos pequenos gestos que encerram sementes de vida e ressurreição. Foi buscando água num poço que a Samaritana encontrou o Mestre (Jo 4,1ss). Foi lançando as redes ao lago que os discípulos viram a manifestação do poder de Deus. Até mesmo a semente que se deixa levar pelo vento encerra em si o itinerário da vida que vence o tempo, faz-se húmus, raiz, tronco, folhas, flores e frutos. Em nosso coração haja sinceridade e verdade, desapego e acolhimento, para que brotem em nós as sementes do vosso reino de amor. Nos momentos de sofrimento e provações, mostrai-nos vosso rosto de Pai misericordioso que não abandona os que vós confiam.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
ESPÍRITA
 
CRIANÇAS
 
Vede, não desprezeis alguns destes pequeninos...’. Jesus. (Mateus, 18:10
 
Quando Jesus nos recomendou não desprezar os pequeninos, esperava de nós não somente medidas providenciais alusivas ao pão e a vestimenta.
Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agasalhar corpinhos enregelados. É imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário a sua sublimação.
Muitos pais garantem o conforto material dos filhinhos, mas lhes relegam a alma a lamentável abandono.
A vadiagem na rua fabrica delinqüentes que acabam situados no cárcere ou no hospício, mas o relaxamento espiritual no reduto doméstico gera demônios sociais de perversidade e loucura que em muitas ocasiões, amparados pelo dinheiro ou pelos postos de evidência, atravessam largas faixas do século, espalhando miséria e sofrimento, sombra e ruína, com deplorável impunidade à frente da justiça terrestre.
Não desprezes, pois, a criança, entregando-a aos impulsos da natureza animalizada.
Recorda que todos nós achamos em processo de educação e reeducação, diante do Divino Mestre.
O prato de refeição é importante no desenvolvimento da criatura, todavia, não podemos esquecer ‘que nem só de pão vive o homem’.
Lembremo-nos da nutrição espiritual dos meninos, através de nossas atitudes e exemplos, avisos e correções, em tempo oportuno, de vez que desamparar moralmente a criança, nas tarefas de hoje, será condená-la ao menosprezo de si mesma, nos serviços de que se responsabilizará amanhã.
 
Livro Fonte Viva.
Pelo Espírito Emmanuel.
Psicografia Francisco C. Xavier

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 
INVENTÁRIO DIÁRIO
 
... e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, p. 80
 
Eu estava começando a me aproximar de minha nova vida de sobriedade com um entusiasmo incomum. Novos amigos estavam aparecendo e algumas de minhas amizades danificadas começavam a ser reparadas. A vida era excitante e comecei a gostar até mesmo do meu trabalho, tornando-me tão confiante a ponto de emitir um relatório sobre a falta de acompanhamento cuidadoso com alguns de nossos clientes. Um dia, um colega me informou que meu chefe estava realmente preocupado porque uma queixa, apresentada sem o seu conhecimento, tinha lhe causado muito desconforto com seus superiores. Eu sabia que meu relatório tinha criado o problema, e comecei a me sentir responsável pela dificuldade de meu chefe. Discutindo o assunto, meu colega tentou me tranqüilizar, dizendo que não havia necessidade de pedir desculpas, mas logo me convenci de que precisava fazer alguma coisa, independente das conseqüências. Quando me aproximei de meu chefe e confessei minha parte em suas dificuldades, ele ficou surpreso. Porém, coisas inesperadas resultaram de nosso encontro, e nós fomos capazes de concordar em interagir mais diretamente e de forma efetiva no futuro.
 
Extraído do livro Reflexões Diárias, página 290.

 
SEICHO-NO-IE
 
Não se deve comentar os defeitos das pessoas
 
Muitas pessoas ocupam o tempo que poderiam utilizar para desenvolver seu talento, com pensamentos mesquinhos, indolências, pensamentos obscenos, calúnias e comentários desnecessários, e até parece estarem evitando propositadamente o seu desenvolvimento. Aquele que vive com a atenção voltada às coisas exteriores insignificantes e dispersa as forças com isso, jamais conseguirá desenvolver-se plenamente, nem revelar devidamente o seu talento.
A pior das mesquinharias é comentar com ironia ou zombaria os defeitos das pessoas. Os preconizadores do Pensamento Positivo nos EUA incluem a ‘fofoca’ entre os vícios. Ela faz com que a pessoa veja somente as partes negativas dos outros, cega os olhos da mente para as qualidades e afasta a pessoa das coisas boas.
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
JOÃO PONCE FERNANDES
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará HOJE, às 15 horas, no Cemitério Jardim das Oliveiras. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 10.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
SILVIO DONIZETE ALVES
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará HOJE, às 14 horas, no Cemitério Jardim das Oliveiras. O velório acontece no Aeroporto I.

 
CONVITE DE MISSA DE 1 ANO E 6 MESES
A família de
OLIVIA FERREIRA SILVA
convida para a missa em sua memória, dia 29 de Maio (HOJE), às 19 horas, na Igreja Igreja Santo Antônio. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 11 MESES
A família de
MILTON FERREIRA FONTELAS
convida para a missa em sua memória, dia 29 de Maio de 2010 (HOJE), às 19 horas, na Igreja São Benedito. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 1º ANIVERSÁRIO
A família de
HERMÍNIA REIS COSTA
convida para a missa em sua memória, hoje 29/05/2010, às 19 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 30 DIAS
A família de
TEREZINHA APARECIDA SILVA NOVAES
convida para a missa em sua memória, HOJE, às 19 horas, na Igreja São Benedito da Cabana. Pelo comparecimento, agradece.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
SEBASTIÃO TEODORO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada hoje 29/05/10, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
APARECIDA ORSI HELU
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, às 19 horas, na Igreja Matriz Santo Antônio de Rifaina. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
CONVITE DE MISSA 2º ANIVERSÁRIO
A família de
BENEDITO CARLOS DO NASCIMENTO
convida para a missa em sua memória, dia 29/05/2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Aparecida (Capelinha). Pelo comparecimento, agradece.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
PAULINHO JOSE DUARTE
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará HOJE às 15 horas, no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no São Vicente, sala 08.

 
CONVITE DE MISSA 6º ANIVERSÁRIO
A família de
NILTON DONIZETE DE LIMA
convida para a missa em sua memória, dia 29/05/2010, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora da Aparecida (Capelinha). Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA 2º ANIVERSÁRIO
A família de
JOSÉ PEDRO VERZOLA (PANCHO)
convida para a missa em sua memória, dia 29/05/2010, às 19 horas, na Igreja São Sebastião. Pelo comparecimento, agradece.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
ANTÔNIO ALVES PEREIRA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, às 19 horas na Igreja Nossa Sra. Aparecida (Capelinha). Por mais este ano de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.                                  

 
CONVITE DE MISSA DE 5º ANIVERSÁRIO
A família de
UBALDO VERONEZ
convida para a missa em sua memória, dia 30/05/10 (domingo) às 9 horas na Igreja São Vicente de Paula. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARA CONSEGUIR ALGO IMPOSSÍVEL
Leia na Bíblia os Salmos 37, 38, 39, 40 durante 3 dias seguidos, no 4º dia publique e verás o que pediu com fé receber.
(G.A.B.)

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários