A moda manca


| Tempo de leitura: 3 min
“Mula manca”. Calma, isso não foi uma ofensa. Pode não parecer, mas mula manca é um modelo de blusa que tem uma manga apenas e pode ser encontrado na maioria dos guarda-roupas femininos. É uma peça ousada e que faz toda a diferença no visual fashion. Essa moda vai e volta sempre com uma novidade e um detalhe diferente. Os modelos em alta têm fivelas, brilhantes, paetês, babados, estampas em alto-relevo, entre outros e combina com vários tipos de calças, saias e sapatos. Mas há algumas regras que devem ser seguidas para você não passar vexame na hora de ir a uma balada ou se encontrar com aquele gatinho usando este modelito. Para os estilistas, esta peça, que eles preferem chamar de blusinha de um ombro só, não deve ser usada por qualquer pessoa. De acordo com o diretor do curso de Moda da Unifran (Universidade de Franca), Julius Pimenta, é preciso, antes de tudo, ter um braço bonito. Seios firmes e barriguinha malhada também são requisitos importantíssimos. Afinal este modelo expõe o colo e, na maioria das vezes, são coladinhos. “Os braços gordinhos ou magrinhos e compridos demais não combinam com esta peça. Seios avantajados também não”, disse. Há uma dica que a maioria das mulheres costuma desrespeitar e que, para Julius, tem o poder de estragar todo o visual, além de ser muito cafona: é o uso da blusa de um ombro só com sutiã. “Se a pessoa escolhe uma blusa sem manga é porque quer o ombro à mostra e não o sutiã. Independentemente do modelo, eles chamam muita atenção. Realmente não combina”. Mas, para as meninas que não abrem mão de usá-lo, Julius indica, no máximo, os sem alcinha. “As que têm pouco busto podem aproveitar e investir no bojo para dar volume”. As opções de cores que estão na moda são muitas. No inverno, as mais usadas são as de tons cinza, azul, lilás e verde. As estampas também são bem-vindas, desde as mais delicadas, às mais exuberantes, e, nesse caso, o que manda é o gosto pessoal. A única recomendação é evitar os desenhos florais, que são característicos do verão. A cor da pele deve facilitar a escolha, uma vez que a blusa não pode ter o mesmo tom. A vendedora da Garagem Modas, Daiane Midian, 23, tem a pele negra e, por isso, pode abusar das cores vivas e alegres. “Uso desde cores cítricas, até as neutras. Mas evito o marrom”. Para que a roupa ganhe destaque, as loiras devem evitar os tons pastel como amarelo, bege ou palha. Além das cores, Daiane se preocupa também com a combinação total do traje. “Tem que pensar em tudo, né? A calça e o sapato fazem toda a diferença no visual”. Segundo Julius, um modelo mais coladinho cai bem com jeans, calça pantalona ou saia. Já um mais larginho combina com legging. “O segredo é o contraste. Não se usa um look inteiramente largo ou um completamente justo”. Nos pés, a dica é o bom senso. “Uma bota de frio não tem nada a ver com a blusinha de um ombro só, que é usada em dias mais quentes. Fora isso, sandálias, rasteirinhas, sapatos sociais e até o tênis podem ser usados”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários