
Aos 14 anos, a estudante Núbia Maria de Souza Rodrigues do Carmo conseguiu se destacar em um concurso nacional de literatura. Despretensiosamente, ela participou do “Concurso de Contos Quem é Você”, promovido pelo Centro da Cultura Judaica de São Paulo, Editora Melhoramentos e pelo cartunista Ziraldo. Entre os 555 inscritos de todo o Brasil, ela foi a vencedora. Levou o primeiro lugar e terá seu texto publicado em um livro da editora Melhoramentos, que reunirá os 17 textos melhores colocados. Além disso, a escola em que estuda, o Colégio Alto Padrão Objetivo, receberá um núcleo de biblioteca (vários livros) oferecido pela editora.
No concurso, os participantes tinham que escrever um texto com o tema “Quem é Você”, baseado no livro Os Meninos Morenos, de Ziraldo, autor do clássico O Menino Maluquinho. Hoje eufórica com a premiação, Núbia diz que nem imaginava ser a grande vencedora. “Quando a professora falou do concurso, eu nem me interessei muito”, disse. “Mas depois que li o livro e gostei, resolvi participar”, completa.
No seu texto, Núbia, que é apaixonada por dança, faz uma analogia entre sua vida e o mundo da dança de salão. Assim, ela conta que há dias em que está mais para o samba, outros mais para o tango e assim por diante. “Não foi fácil ter a idéia. Demorei bastante. Mas gostei do resultado”.
Para o pai da garota, Antônio Roberto Rodrigues Carmo, é uma grande alegria ver a filha vencedora de um concurso nacional. “A vitória dos filhos é a nossa vitória”, diz. Enquanto Núbia se mostra tímida, o pai garante que ela gosta e tem facilidade para escrever. “Ela gosta do mundo das artes. É dançarina, gosta de música, de ler. Então, tem facilidade”, conta.
Para a professora Grácia Aparecida Lima Carloni, 54, professora de Núbia desde a 5ª série, a sensação dessa vitória é indescritível. “A gente sonha com isso, mas não espera”, disse. “A Núbia é muito responsável, gosta de ler e escrever e merece essa vitória”, completa. Além disso, ela espera que esse fato funcione como um estímulo para outros alunos. “Quem gosta de escrever com certeza vai ver que é possível. E isso é ótimo”.
A premiação dos vencedores do concurso será no dia 26 de novembro no Centro da Cultura Judaica, em São Paulo.
O LIVRO
O livro de Ziraldo que serviu de inspiração para o concurso, Os Meninos Morenos, foi publicado em 2004. A idéia surgiu quando o cartunista e escritor esteve na Guatemala e conheceu o poeta Humberto Ak’abal. É um livro que fala das lembranças de infância de meninos cor de terra, um da Guatemala e outro do Brasil. A história do menino brasileiro é intercalada com poemas de Humberto Ak’abal, que também relatam trechos da sua infância.
Ak’abal é o poeta guatemalteco mais conhecido fora de seu País. Sua obra já foi traduzida para o francês, inglês, alemão e italiano.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.