Coleta de recicláveis abrange 230 bairros

A prefeitura também é responsável pela coleta seletiva de lixo na cidade.

10/08/2006 | Tempo de leitura: 1 min

Trabalhadores do Sucatas Dermínio processam o papelão recolhido por catadores nas ruas de Franca: por mês, são 800 toneladas de materiais recicláveis
Trabalhadores do Sucatas Dermínio processam o papelão recolhido por catadores nas ruas de Franca: por mês, são 800 toneladas de materiais recicláveis
A prefeitura também é responsável pela coleta seletiva de lixo na cidade. Em maio deste ano, o município contratou a Colifran para assumir o serviço. Ao todo, 16 pessoas trabalham com quatro caminhões para retirada dos materiais recicláveis em 230 bairros, de segunda a sábado. A cidade está dividida em setores por onde os coletores passam uma vez por semana. A quantidade de lixo e cobertura dos bairros aumentou desde a contratação da Colifran. Até então, a Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Franca) realizava a coleta seletiva. Segundo a secretária de Serviços Municipais, Valéria Marson, os cooperados conseguiam, em média, 18 toneladas de lixo por mês e atendiam 16 bairros. A Colifran recolheu 104 toneladas em junho. “O trabalho está e precisa ser organizado. Com o aproveitamento dos recicláveis, a vida útil do aterro sanitário aumenta em pelo menos cinco anos”, disse ela. A Colifran é encarregada de coletar o lixo reciclável, que é separado pelos 21 sócios da Cooperfran na usina de reciclagem; com o auxílio da Pastoral do Menor, vendem os produtos. Do total arrecadado, 60% ficam com os cooperados e 40% são aplicados nos projetos sociais da pastoral. Atualmente, cem crianças e jovens entre 5 e 14 anos e suas famílias são beneficiados pelo projeto. “A venda dos recicláveis é importante para nos ajudar e mantermos o acompanhamento e refeições aos assistidos”, disse padre Ovídio, coordenador da Pastoral.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito! Abra o QR Code.

Participe da Comunidade

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito!

Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.