Unimed fatura prêmio de qualidade

O Hospital Unimed São Joaquim venceu no último dia 19 de junho um importante prêmio de qualidade de serviços na saúde.

23/07/2006 | Tempo de leitura: 2 min

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Unimed Franca ficou em primeiro lugar na terceira edição do Prêmio Johnson&Johnson de Administração Hospitalar
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Unimed Franca ficou em primeiro lugar na terceira edição do Prêmio Johnson&Johnson de Administração Hospitalar
O Hospital Unimed São Joaquim venceu no último dia 19 de junho um importante prêmio de qualidade de serviços na saúde. A cooperativa de médicos de Franca faturou a terceira edição do Prêmio Johnson&Johnson de Administração Hospitalar, uma espécie de Oscar brasileiro da saúde, com o projeto “Laboratório de Análises Clínicas”. O trabalho desbancou mais de 50 hospitais concorrentes, entre eles o Albert Einstein, de São Paulo, que ficou em segundo lugar. A avaliação analisou, entre outros quesitos, o modelo de gestão administrativa de cada instituição. Na primeira fase do evento foram classificados os dez melhores projetos. Destes, apenas dois foram selecionados. Eles tiveram que passar por auditoria da banca examinadora composta por auditores da Johnson&Johnson Produtos Profissionais e pela FBAH. “Durante o processo recebemos muitos elogios sobre nossos trabalhos. Na visita, o presidente da FBAH (Federação Brasileira de Administradores Hospitalares), Márcio Moreira, chegou a dizer que era muito bom ver que a 400 quilômetros de São Paulo existe serviço médico de tamanha qualidade”, disse Elson Rodrigues, diretor-administrativo da Unimed Franca. NOVA GESTÃO O reconhecimento não veio por acaso. “Há alguns anos, o Hospital Unimed São Joaquim vem sofrendo profundas mudanças tanto em sua administração quanto no controle de qualidade”, disse Ricardo Bessa, presidente da instituição. Em 2004, a nova administração implementou uma metodologia de gestão inovadora, o TQC (sigla em inglês para Controle da Qualidade Total). “Evoluímos muito, mas o laboratório andou ainda mais rápido do que as outras áreas do hospital”, disse Bessa. No setor administrativo, também houve evolução. “Conseguimos reverter um cenário de dívidas, além de recuperar a remuneração do cooperado”, disse. Nos últimos dois anos, o espaço físico também foi alterado e novas áreas foram criadas no prédio do Hospital Unimed, além das reformas, como na maternidade, laboratório, Pronto-Socorro e recepção, por exemplo. “Também estamos implementando um serviço de hotelaria no hospital para garantir qualidade durante todo o tempo em que nosso cliente estiver aqui”, disse Elson Rodrigues. O primeiro lugar no prêmio rendeu ao Hospital da Unimed Franca um curso de administração hospitalar à gestora do projeto, Laila Mellem Sallum Mello Marcos. O curso será ministrado no Johns Hopkins Medical Center, em Baltimore, nos Estados Unidos centro de excelência mundial em saúde, além de um troféu entregue à administração da Unimed Franca.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito! Abra o QR Code.

Participe da Comunidade

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito!

Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.