A Apasfa (Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis), de Batatais, aproveitou a 32ª edição da Festa do Leite para divulgar os serviços oferecidos pela entidade, conscientizar a população sobre a posse responsável de animais e promover a adoção de cães abandonados. Durante a semana da festa, os interessados puderam escolher seu “novo amigo” em um estande dentro do recinto.
Com cerca de 190 cães abrigados em seus canis, a Associação doou pelo menos cinco animais durante a feira. Mas ainda é pouco. “Temos filhotes lindos, como os mestiços com basset ou cocker. Basta comparecer à nossa sede e escolher um”, disse a diretora da Apasfa de Batatais, Maria Aparecida Acra.
Instalada na cidade desde 2002, a Associação trata de cães em situação de risco até o restabelecimento da saúde deles, quando então são disponibiIizados para a adoção. Uma vez sadios, os cães deveriam ceder lugar a outros animais, mas nem sempre isso acontece e muitos acabam “morando” definitivamente nos canis. “Nosso objetivo não é abrigar cães, mas apesar disso temos animais que estão conosco desde a fundação”, disse a diretora da entidade.
De acordo com Maria Aparecida, o encaminhamento de animais para adoção é apenas uma das atividades da Associação. Ela explica que a Apasfa é uma entidade de utilidade pública e sem fins lucrativos, que tem como meta a luta pelos direitos dos animais por meio de projetos educativos, campanhas de conscientização, fiscalização contra maus-tratos, assistência veterinária a animais abandonados, cirurgias e castrações. Qualquer pessoa interessada pode solicitar este serviço, pelo qual é cobrada uma taxa simbólica, que varia de R$ 40 a R$ 60, conforme o peso do animal. “Fazemos cerca de 50 castrações por mês, incluindo cães e gatos”.
Qualquer pessoa interessada em adotar um animal de estimação pode levar para casa, sem nenhum custo, qualquer um dos animais dos canis. Os cães vão para o novo lar castrados, com todas as vacinas em dia e ainda têm direito a 15 dias de atendimento veterinário gratuito. “As pessoas devem ter a posse consciente. Muitos adotam um animal e o abandonam novamente. Sempre explicamos que não é um brinquedo, dá um pouco de trabalho”, disse Maria Aparecida, sem querer desanimar ninguém de adotar um bichinho de estimação.
SERVIÇOS
A Apasfa de Batatais atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e fica na Rua Coronel Ovídio, s/nº. Mais informações pelo telefone (16) 3761-5698.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.