O céu de Ituverava ficará agitado neste feriado prolongado de 1º de maio. O Aeroporto Municipal será palco do 4º Fervôo (Festa Regional de Vôo), que reunirá 70 aeronaves entre helicópteros, aviões, ultraleves básicos e avançados, girocópteros, planadores, asas-deltas e para-pents e ainda pára-quedistas de várias partes do País. A principal atração da edição deste ano será o último teste do pára-quedas balístico, instalado do lado externo da aeronave com o intuito de evitar grandes danos em caso de acidente. O teste será feito pelos engenheiros do CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial) de São José dos Campos.
A equipe já promoveu várias simulações com o pára-quedas, sendo a última no encontro do ano passado. Em 2005, a análise considerou o equipamento um sucesso e se o resultado se repetir, o equipamento poderá ser produzido e comercializado no Brasil e ainda ser exportado. De acordo com o CTA, a confecção é disputada também pelos Estados Unidos e os resultados deste fim de semana poderão contar pontos positivos para o Brasil.
As aeronaves começarão a chegar em Ituverava na sexta-feira juntamente com toda a equipe técnica do CTA. As atrações começam no sábado, a partir das 9 horas, com a apresentação do projeto Sirac (pára-quedas que é aberto duas vezes no ar) com os profissionais Eugênio e Maurício. O público poderá ainda prestigiar o show de acrobacias de aeronaves. O acesso ao local é gratuito.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.