Região inicia primeira etapa da vacinação no dia 1º de maio

A partir do primeiro dia do mês de maio, o EDA (Escritório de Defesa Agropecuária) de Franca, vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado, inicia mais uma campanha regio

25/04/2006 | Tempo de leitura: 1 min

Pecuarista vacina gado contra a febre aftosa: nova etapa de imunização pretende chegar a 250 mil animais na região
Pecuarista vacina gado contra a febre aftosa: nova etapa de imunização pretende chegar a 250 mil animais na região
A partir do primeiro dia do mês de maio, o EDA (Escritório de Defesa Agropecuária) de Franca, vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado, inicia mais uma campanha regional de vacinação contra a febre aftosa. A meta, que como em todos os anos é atingir 100% do rebanho, mas resvala em pecuaristas que não compreendem a importância da ação e dificultam o arredondamento da conta, este ano terá um fator preponderante para dar maior peso à obrigatoriedade. O Estado de São Paulo, que há sete anos mantinha o status de zona livre de aftosa com vacinação, perdeu tal condição. Agora, a luta é para reaver o status e voltar a exportar carne para, principalmente, a comunidade européia e Japão, países que mantêm embargo ao produto paulista desde que foram encontrados focos de aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná, em 2005. Cerca de 250 mil cabeças de gado estão na lista de fiscalização do EDA na região de Franca. Todas, sem exceção, devem ser vacinadas a partir do dia 1º de maio. A meta deverá ser atingida no prazo de um mês. A partir do vencimento, os proprietários serão notificados e terão que pagar multa por rês. O valor é de cinco Ufesps (Unidade Federativa do Estado de São Paulo), que gira em torno de R$ 69,65. Após a realização das aplicações, os pecuaristas também são obrigados a entregar as guias de vacinação ao EDA. De acordo com o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária, Antônio Victor de Oliveira, “a imunização, que se faz importante todos os anos, agora é imprescindível”. SERVIÇOS O Escritório de Defesa Agropecuária atende na Rua Capitão Zeca de Paula, 883. Mais informações pelo telefone 3724-1188.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito! Abra o QR Code.

Participe da Comunidade

Quer receber as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp? Faça parte da comunidade GCN/Sampi e fique sabendo de tudo em tempo real. É totalmente gratuito!

Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.