Um portal afiliado à rede
20 de maio de 2024

RACISMO

Morador faz ataque racista a servidora em Hortolândia: 'macaca, chimpanzé, macumbeira'

A vítima, que trabalha na assistência social da cidade, gravou o momento em que sofreu as ofensas, como “macaca”, 'chimpanzé”, “preta” e “macumbeira”.

Por Higor Goulart
Especial para a Sampi Campinas

01/03/2024 - Tempo de leitura: 1 min

Reprodução/Rádio Digital Pop

Vítima gravou ofensas raciais no Centro Pop, em Hortolândia

Uma funcionária pública foi alvo de injúria racial por um morador durante a tarde de quinta-feira, 29, no Centro Pop de Hortolândia. A vítima, que trabalha na assistência social da cidade, gravou o momento em que sofreu as ofensas, como “macaca”, chimpanzé”, “preta” e “macumbeira”. 

De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, por volta das 16h, o homem chegou fora do horário de funcionamento em busca de atendimento. Por isso, a servidora negou o serviço. A partir deste momento, ele passou a proferir ofensas raciais.

“É preta e macaca. É preta e macaca. Agora eu vou falar o que eu não posso falar”, disse o homem, durante a gravação da vítima.


Leia mais!

Consórcio realiza única proposta e vence leilão para assumir trem SP-Campinas

Homem é preso no Campo Belo após cortar tornozeleira eletrônica para traficar drogas

- Homem é morto a tiros com filha de 4 meses no colo em Hortolândia


Enquanto ele ainda proferia as ofensas, a servidora lamentou o caso de racismo. “Trabalhar o dia inteiro para ainda sofrer essa humilhação. Tudo isso aqui. Ser chamada de macaca, chimpanzé. Isso aqui é desacato ao funcionário público. Isso é desrespeito”, lamentou.

A Guarda Municipal foi acionada e ao presenciar o ato prendeu o homem e o conduziu a delegacia de Hortolândia. A servidora prestou depoimentos e está recebendo apoio da Administração Municipal.

Em nota, a Prefeitura informou que “repudia qualquer tipo de violência e salienta que é crime o desacato a servidores no exercício de suas funções”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sampi Campinas (@sampi_campinas)