TEMPO GELADO

Campinas entra em alerta por forte massa de ar polar

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Flávio Paradella
Defesa Civil prevê mínima de 5ºC e chuvas fortes com ventos e granizo.
Defesa Civil prevê mínima de 5ºC e chuvas fortes com ventos e granizo.

Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta meteorológico para terça (24) e quarta-feira (25) devido à chegada de uma massa de ar polar que provocará queda acentuada de temperatura nas regiões de Campinas e Sorocaba. As mínimas previstas devem chegar a 5ºC durante a madrugada e o início da manhã.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Além do frio, uma frente fria avança pelo estado e deve causar chuvas fortes, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo isolado, principalmente entre o fim da tarde e a noite desta terça-feira. Já na manhã de segunda (23), os ventos chegaram a 74 km/h na região do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Segundo Sidnei Furtado, coordenador da Defesa Civil de Campinas, o momento exige atenção especial com idosos, crianças e pessoas em situação de rua. “Recomendamos que todos acompanhem os alertas oficiais e adotem medidas preventivas”, afirmou.

Operação Inverno intensificada


Arquivo Pessoal/Leandro Garcez

Diante da previsão de frio intenso, a Prefeitura de Campinas intensificou a Operação Inverno 2025 com reforço no acolhimento de pessoas em situação de rua. Foram ampliadas as vagas em abrigos, com uso do Samim, Abrigo Santa Dulce dos Pobres e espaços parceiros. Caso as baixas temperaturas continuem, a antiga Casa da Cidadania poderá ser reativada, com capacidade para até 60 pessoas por noite.

O Serviço de Abordagem Social (SOS) também aumentará a distribuição de cobertores e insumos para quem optar por permanecer nas ruas.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Evitar áreas alagadas durante chuvas fortes;
  • Não se abrigar sob árvores em caso de raios;
  • Agasalhar crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Ficar atento à queda brusca de temperatura, principalmente pela manhã.

Comentários

Comentários