
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Animal de Campinas, atualmente está sem contrato para funcionar na cidade e tem improvisado para realizar atendimentos. O serviço chegou a ficar sem plantão durante parte de um final de semana.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O serviço é destinado para cães e gatos sem tutores, encontrados doentes e/ou atropelados ou em emergência médico veterinária em vias e logradouros públicos do município de Campinas.
Entre a noite de sexta-feira (14/02) e a manhã de sábado (15/02), o plantão telefônico do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal) chegou a ficar desligado. A Prefeitura de Campinas informou isso aconteceu que devido a um problema emergencial relacionado à atendente, mas não deu detalhes sobre o que exatamente aconteceu.
O Samu Animal é um serviço prestado por uma empresa terceirizada cujo contrato venceu em dezembro. “Na ocorrência são atendidos casos de emergência em vias e logradouros públicos envolvendo animais domésticos (cães e gatos) e sem tutor, uma UTI móvel, com motorista e médico veterinário se desloca até o local para prestação dos primeiros socorros e resgate do animal”, informa a Administração, mas isso vem sendo feito de modo precário e improvisado.
Desde o final do contrato, o atendimento tem sido feito pelas próprias equipes do DPBEA, com veículo próprio do Departamento. “O processo licitatório foi concluído, o contrato já foi assinado e a emissão da Ordem de Serviço deve ser publicada nos próximos dias no DO. Enquanto isso, as equipes do Departamento seguem atendendo aos pedidos da população normalmente”, justificou a Prefeitura de Campinas.
O Samu Animal faz uma média de 15 atendimentos por semana. O Samu Animal funciona 24h. Para acionar o órgão, durante a semana, o telefone é o 156. Aos finais de semana, feriados e fora do horário comercial, o atendimento é pelo aplicativo Whats App, no número 19- 9.9398.4517.