O presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi (PSD), informou nesta quinta-feira, 9, que ajustes na obra causaram o atraso na entrega dos gabinetes aos parlamentares. O prédio do Legislativo, localizado no bairro São José, está em reforma desde outubro de 2023. Os trabalhos estão atrasados.
“Os gabinetes tinham previsão de entrega para o início desta semana; porém, alguns ajustes ainda não foram concluídos e a equipe da construtora está trabalhando nisso no momento. Além disso, estão sendo feitos retoques finais na pintura e finalização dos banheiros”, disse Bassi.
Em reportagem publicada pelo Portal GCN/Rede Sampi em 5 de janeiro, o parlamentar projetava a entrega dos gabinetes e do plenário até quarta-feira, 8. A antecipação dos espaços – em relação ao restante da obra – é para que os vereadores e funcionários possam voltar a trabalhar integralmente na Casa de Leis.
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As sessões ordinárias, por exemplo, estão sendo realizadas predominantemente no auditório do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca). “Quanto ao plenário, estão sendo feitos os últimos ajustes na pintura, e o sistema de som está sendo reinstalado. Também está sendo instalado o forro no hall de entrada do plenário".
Nova data?
Apesar de afirmar que os detalhes devem ser resolvidos nos próximos dias, o presidente não crava uma nova data para os espaços serem liberados. “Acho complicado firmar uma data, mas a expectativa é boa, tendo em vista que há bastante pessoal trabalhando. Hoje, por exemplo, o videowall do plenário já está funcionando", explicou. “Importante frisar que não houve interrupção dos serviços; a equipe da construtora está trabalhando para liberar o plenário e os gabinetes a todo vapor. Tenho visitado a obra todos os dias, pela manhã e à tarde”.
Atraso na entrega da Câmara Municipal
A previsão inicial era que a obra completa seria entregue em oito meses, ou seja, entre junho e julho de 2024, o que, evidentemente, não aconteceu. A Terra Incorporadora e Construtora Ltda., empresa responsável pelos trabalhos, solicitou a prorrogação do prazo por 12 meses. O aditamento foi publicado no Diário Oficial do Município em 17 de outubro, fixando a nova estimativa para o último trimestre de 2025. Além disso, o valor aumentou em R$ 236,9 mil totalizando exatos R$ 2.736.991,53.
Próxima sessão na OAB
Diferentemente dos últimos encontros, que foram realizados na Uni-Facef, a próxima sessão ordinária — na terça-feira, 14 de janeiro — será realizada na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Franca.
"A opção de realizar a segunda sessão ordinária na OAB atende a um convite da presidente eleita, Dra. Luiza Gouveia, que decidimos aceitar. Também será um piloto para o "Câmara Itinerante", que foi realizado no ano passado em várias regiões da cidade", explicou.
Ainda segundo Bassi, a terceira sessão do ano (terça-feira, 21 de janeiro) voltará ao auditório do Uni-Facef, caso o plenário da Câmara Municipal não esteja apto.