Franca deve encerrar dezembro com volume de chuva acima da média histórica. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a cidade recebeu 278,2 milímetros até este domingo, 29, dos 287,4 milímetros esperados para o período.
O desvio — ou seja, essa diferença — de 3% deve ser retirada nos próximos dias. O Climatempo, instituto do qual a Defesa Civil extrai os dados, prevê chuva para os dois últimos dias do ano. A projeção é que caia 3,8 milímetros nesta segunda-feira, 30, e 8,4 milímetros na terça-feira, 31.
Para ambos os dias, a mínima esperada é de 17°C e a máxima de 26°C. A umidade do ar oscilará entre 69% e 100%, acima dos 60% considerados como mínimo ideal para a saúde humana pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Não há previsão de pancadas para o momento da virada de ano.
Caso a previsão se concretize, dezembro será o quinto mês do ano em que o volume de chuva foi superior à média histórica. Cenário oposto ao vivido pelos francanos durante o severo período de estiagem que atingiu a cidade. Não choveu durante três meses completos (maio, junho e julho) neste ano.
Independentemente de ultrapassar ou não a média histórica, dezembro já é o mês que mais recebeu chuva em Franca em 2024. Empatados em segundo lugar estão fevereiro e março, com 256 milímetros cada.
Ainda segundo o Climatempo, 2025 chega com previsão de chuva, pelo menos até 12 de janeiro.