IMPACTO POSITIVO

Rede Jundiaí de Cooperação articula parcerias de impacto social

Por Redação |
| Tempo de leitura: 5 min
Divulgação
Projeto com articulação de parceiros pela Rede Jundiaí de Cooperação é o ‘Mobizika’, garantindo carros elétricos de brinquedo adaptados
Projeto com articulação de parceiros pela Rede Jundiaí de Cooperação é o ‘Mobizika’, garantindo carros elétricos de brinquedo adaptados

Com o objetivo de integrar poder público, iniciativa privada, comunidade e organizações, a Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, encerra 2024 com parcerias importantes nas mais diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente, empregabilidade, infâncias, internacionalização, entre outras. Ao todo os projetos já impactaram positivamente na vida de milhares de pessoas.

“A Rede Jundiaí de Cooperação foi essencial para muitos projetos desenvolvidos ao longo de nossa gestão. A revitalização do Hospital São Vicente, durante a pandemia da COVID-19, as parcerias com a Educação, entre tantas outras ações que garantiram serviço de qualidade, desenvolvimento e cuidado para as pessoas. Fechamos o ciclo da gestão agradecendo a todos aqueles que participaram das iniciativas em parceria com a cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Mais quatro entregas do projeto “Acolha Um Quarto, Conforte Vidas”, com a proposta de humanizar o atendimento do Hospital São Vicente, estão sendo finalizadas, ainda em dezembro, segundo o HSV, resultando em 66 quartos totalmente revitalizados. A finalização das obras do projeto será no Pronto-Socorro (PS) do hospital e a reforma será iniciada juntamente com a revitalização do PS para aproveitar a logística necessária porque se trata de um espaço com alto fluxo de pacientes. Desde o início já foram captados mais de R$ 8 milhões principalmente com a iniciativa privada. O HSV realiza mensalmente 49.857 mil atendimentos, 1.517 internações, 650 cirurgias, 1.365 sessões de quimioterapia, 1.577 sessões de radioterapia e 154.460 exames de apoio ao diagnóstico.

A segunda fase do projeto de doação de cadeiras de rodas, que contempla a entrega de mais 200 equipamentos novos (ao todo 500 pessoas assistidas) e promove mais autonomia às pessoas beneficiadas, também contou com a iniciativa da Rede a partir de parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos ajudando a reduzir a fila de pacientes do NAPD (Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência).

Ainda na área da saúde, outro projeto com articulação de parceiros pela Rede Jundiaí de Cooperação é o ‘Mobizika’, garantindo carros elétricos de brinquedo adaptados, para crianças de 1 a 6 anos com deficiências motoras graves, o que promove mais qualidade de vida e melhora na mobilidade deles. A parceria foi feita entre Hospital Universitário, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Centro Universitário Anchieta, Unidade de Saúde e Amarati.

Na esfera da educação, um dos exemplos de parceria duradoura e de impacto positivo na comunidade é o Projeto ‘Renovação’, com propostas e atividades voltadas ao meio ambiente. Escolas municipais foram beneficiadas graças a uma parceria com a Femsa, resultando na construção de seis jardins de chuva, plantios de árvores dentro e no entorno das instituições, além de ações permanentes de economia de água e reciclagem de resíduos sólidos – sempre com a participação dos alunos. Ao todo, desde o início, mais de 9,5 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Renovação.

Apostar em projetos, a partir de Leis de Incentivo, em que principalmente o empresário faz a destinação do Imposto de Renda (IR), também fez parte da atuação da Rede, fomentando o esporte e a Cultura na cidade, como por exemplo patrocínio para a tradicional Festa da Uva, que, em 2024, reuniu 242 mil visitantes de 495 cidades, 26 estados e 24 países.

A Rede de Cooperação tem atuação estratégica até em momentos de calamidade pública, como ocorreu na pandemia da Covid-19 e, recentemente, em decorrência das enchentes que devastaram cidades do Rio Grande do Sul. A Rede mobilizou parceiros e conseguiu doações de alimentos, roupas, produtos de limpeza e até transporte (rodoviário e aéreo) de carga, garantindo a entrega de cerca de 500 toneladas de doações para as vítimas gaúchas.

“A participação da sociedade civil na solução dos desafios é fundamental. A Rede Jundiaí de Cooperação proporcionou a aproximação do público com o privado e o desenvolvimento de parcerias que foram essenciais para o desenvolvimento do município. O grande exemplo foi o projeto Acolha um Quarto, Conforte Vidas, para a reforma do Hospital São Vicente, que melhorou a infraestrutura do prédio para acolher com conforto pacientes, acompanhantes e os colaboradores, sempre pensando no melhor para a população”, reforça o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

No âmbito da Internacionalização, ao longo do primeiro ano da Unidade Temática das Infâncias na Rede Mercocidades, Jundiaí coordenou reuniões sobre temas como governança e dados, inclusão e deficiências, e prevenção da violência, sempre com enfoque nas crianças. O grupo contou com adesão de mais de 30 cidades de 7 países da América do Sul, além da articulação de parcerias com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com a organização Restless Development. Ainda sobre a Mercocidades, servidores de Jundiaí participaram de capacitações em projetos internacionais e Agenda 2030, resiliência climática e gênero. O trabalho fortalece ações para a infância já que Jundiaí é a sede da Rede Brasileira das Cidades das Crianças.

A área da empregabilidade também merece destaque, com parcerias com a Rede S, como Senac, Sebrae e Senai, com projetos desde qualificação profissional até aproximação de empresas com pessoas em busca de emprego, além de eventos importantes, como a Feira das Profissões e Tecnologia. “O poder público sozinho não conseguiria desenvolver tantos projetos e garantir entregas, pois há limite de recursos. A busca por parcerias, reunindo todos os setores, garante sustentabilidade e governança em benefício do município”, avalia a diretora de Parcerias Estratégicas e responsável pela Rede Jundiaí de Cooperação, Daniele Ruiz.

Confira todas as ações no relatório da Rede Jundiaí de Cooperação acessando relatório neste link: https://jundiai.sp.gov.br/redecooperacao/.

Comentários

Comentários