Na última segunda-feira, 9, foi comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, profissional essencial no cuidado, prevenção e tratamento de distúrbios da linguagem.
Na Santa Casa de Araçatuba, a fonoaudióloga Vanessa Mayumi Candido Motizuki realiza exames obrigatórios por lei: a Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), conhecida como “teste da orelhinha”, e a Triagem Neonatal do Frênulo da Língua, ou “teste da linguinha”.
Esses exames, realizados de forma indolor nas primeiras 48 horas após o nascimento, identificam perdas auditivas precoces e alterações anatômicas que podem comprometer funções vitais como sucção e respiração, afetando o desenvolvimento da fala e mastigação.
Em média, 150 bebês nascem mensalmente na Santa Casa e passam pelas triagens. Alterações auditivas são encaminhadas ao Ambulatório de Otorrinolaringologia, enquanto problemas no frênulo lingual seguem para acompanhamento na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA).
Além do público materno-infantil, a fonoaudiologia hospitalar contribui na reabilitação de pacientes adultos com dificuldades de comunicação e deglutição causadas por doenças neurológicas, traumas ou cirurgias.
O hospital também está com vaga aberta para fonoaudiólogo interessado no atendimento de adultos. Currículos podem ser cadastrados no site institucional da Santa Casa.