O Estado de São Paulo recebeu o reforço de mais de 2,8 mil novos soldados que se formaram nesta quarta-feira, 11. A cerimônia aconteceu na Escola Superior de Soldados, em Pirituba, zona norte da capital paulista. Do total de formandos, 303 irão integrar o Corpo de Bombeiros.
O curso, com duração de um ano para a primeira carreira na instituição, capacitou os militares não apenas para o trabalho ostensivo, mas também para o atendimento de demandas sociais, com noções de comportamento, relações humanas e mediação de conflitos. Entre as principais matérias abordadas estão criminalística, psicologia, educação física, medicina legal, direitos humanos, direito civil, penal, constitucional e de trânsito, além de resgate, salvamento e diversas outras temáticas.
A formatura, que contou com a presença de familiares e amigos dos novos policiais, foi marcada por momentos de emoção. “Foi um ano difícil, com muito esforço e dedicação, além de ter que abdicar de tempo com a família para a realização de um sonho que tem como principal foco proteger a população e combater o crime”, afirmou o soldado Guilherme Neves, primeiro colocado da turma no curso.