LUIZ DE QUEIROZ

Viadutos na SP-304: obras começam em fevereiro

Por Da Redação |
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Will Baldine/JP
O projeto prevê a execução de um dos viaduto no km 169
O projeto prevê a execução de um dos viaduto no km 169

A construção de dois dispositivos viários na rodovia Luiz Queiroz (SP-304), em Piracicaba, no trecho que liga a cidade a São Pedro, vai começar em fevereiro. A informação foi dada pela concessionária Eixo SP, que administra a rodovia. O início das obras deveria ter sido anunciado em setembro e, depois, em outubro, mas acabou não sendo realizado.

Os dispositivos viários serão construídos no km 169, no local onde fica a rotatória do posto Bigaton, em Santa Teresinha, e no km 171,4, na Balbo. “A Eixo SP Concessionária de Rodovias informa que a construção de dois dispositivos na Rodovia Luiz de Queiroz, em Piracicaba, está prevista para iniciar em fevereiro de 2025”, informou ao Jornal de Piracicaba.

As obras estavam previstas para começar em 2036 (no 16º ano de concessão), entretanto, com a decisão do Estado, a execução de ambos os viadutos será antecipada, por meio de um termo aditivo contratual. O prazo de conclusão dos dispositivos é de 18 meses.

O projeto dos dois trechos prevê a execução do viaduto do km 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do km 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, de modo a solucionar os conflitos existentes no trecho.

Anel Viário

Além da construção dos dois dispositivos viários, também está em planejamento a construção de um anel viário que terá início no km 27 na Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro, e término no km 174 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), que liga Piracicaba a São Pedro, com ligação no entroncamento com a Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), na altura do km 176.

A Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) espera que, com a construção dessa obra, haverá uma diminuição significativa do VDM (Volume Diário Médio) de veículos nos sete quilômetros iniciais da rodovia Geraldo de Barros, principalmente de tráfego pesado, e consequentemente diminuirá o índice de sinistros e óbitos.

A construção do Anel Viário estava prevista para o 21º ano do contrato firmado pela concessionaria Eixo-SP, que se daria em 2041, porém, com a solicitação de antecipação pleiteada em 2021 e após encerradas as etapas de audiência pública e demais trâmites, estima-se que as obras iniciem a partir de 2026.

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