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Inovação tecnológica no Samu de Piracicaba: entenda mudanças

Por Da Redação |
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Divulgação
Com atualização de sistema, atendimento à população será mais ágil e eficaz
Com atualização de sistema, atendimento à população será mais ágil e eficaz

No ano em que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Piracicaba completa 20 anos de atuação, a população de Piracicaba ganha mais um presente. A Prefeitura de Piracicaba iniciou nesta semana o upgrade de tecnologia do sistema utilizado para gestão dos serviços prestados pelo Samu Regional de Piracicaba.

A atualização do sistema trará melhoria no tempo de atendimento das ocorrências, proporcionará melhor monitoramento em tempo real das ocorrências, novas formas de interação da população com o serviço, além de ofertar relatórios detalhados sobre todos os procedimentos realizados pelas equipes para melhor gestão operacional e estratégica.

Conforme explica a médica do Samu e superintendente de Urgências e Emergências da SMS, Flávia de Sá Molina, o atendimento fica mais rápido: segundos ou minutos que podem fazer a diferença na hora de salvar uma vida. “Essa atualização é solicitada há muito tempo e agora conseguimos essa conquista que, com certeza, vai salvar vidas. A atualização do sistema que utilizamos traz o que há de mais moderno no atendimento de urgência e emergência. Além disso, temos a visão da parte administrativa em tempo real, detalhes completos dos atendimentos, bem como o controle e fiscalização interna da utilização dos equipamentos pelas equipes”, destacou.

A partir de agora, todo o sistema ganha mais funcionalidade, com checklist das ambulâncias, estatísticas de tempo resposta, tempo do veículo até chegar ao atendimento, visualização online de qual ambulância está mais próxima para atendimento da ocorrência sem a necessidade de a viatura precisar retornar à base para isso. “A informatização e modernidade do Samu possibilita buscar mais recursos no Ministério da Saúde, o que temos muita dificuldade atualmente. Além disso, vamos conseguir aumentar o envio de repasses federais para o Samu, uma vez que 100% da produção será enviada diretamente ao Ministério”, completou Flávia.

A intenção após o upgrade será disponibilizar aplicativo de celular, pelo qual a população poderá se cadastrar e, quando precisar, acionar o serviço de forma online. “A pessoa que instalar o aplicativo fará um cadastro com todas as suas informações de saúde, o que vai agilizar o atendimento. Uma vez que o aparelho cadastrado fizer contato, as informações e particularidades do paciente já aparecerão na tela como, por exemplo, se ele é cardíaco ou diabético. Além disso, outro fator é a localização exata da pessoa por meio do georreferenciamento do aplicativo, ajudando a equipe a encontrar a localização mais precisa do paciente”, concluiu a médica do Samu.

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