SEM AUMENTO

Inflação: bares congelam preços para segurar clientes

Por Andréia Marques | Especial para Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Donos de restaurantes e bares seguram o preço para não perder clientes
Donos de restaurantes e bares seguram o preço para não perder clientes

Donos de bares e restaurantes enfrentam um novo desafio para não perder a clientela: segurar os preços do cardápio, mesmo diante da inflação. É o sexto mês consecutivo sem repassar aumento. Em junho, a inflação foi de 0,37%, segundo o último levantamento do IBGE. Já os alimentos e bebidas subiram um pouco mais, com 0,44%. Os números representam um desafio para donos de bares e restaurantes, que tentam deixar o cardápio menos caro.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Já a comida que se compra para dentro de casa teve uma inflação de 0,47%. No acumulado do ano, há uma diferença: enquanto a comida para o lar subiu 5,59%, nos restaurantes e bares foi só 2,36%. Apesar disso, os donos estão segurando os preços para não assustar a clientela, mesmo que isso signifique ganhar menos.

Uma pesquisa realizada pela Abrasel em junho revelou a dificuldade enfrentada pelos empresários para repassar os custos adicionais aos consumidores. Quando questionados sobre a capacidade de reajustar os preços dos cardápios nos últimos 12 meses, 39% dos empresários disseram não ter conseguido. 51% afirmaram ter realizado reajustes conforme ou abaixo da inflação, e apenas 10% reajustaram acima da inflação.

“Os dados mostram que os bares e restaurantes têm absorvido parte dos custos adicionais. No entanto, esse movimento vem comprometendo ainda mais os resultados das empresas. A última pesquisa da Abrasel mostrou que, em maio, 64% dos estabelecimentos operaram sem fazer lucro. Além disso, 39% têm dívidas acumuladas. Esse cenário evidencia a dificuldade do setor em manter a competitividade e a viabilidade econômica”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Comentários

Comentários