
Quem ainda não encontrou o par perfeito ainda tem chance e sorte pode estar em uma sobremesa bastante tradicional. E começa ser distribuído a partir de hoje (12) o bolo de Santo Antônio, na paróquia que leva o nome dele, no bairro Ponte Preta, em Campinas. A receita do bolo chama bastante atenção: a massa é de pão de ló e recheio de doce de leite. Mas o segredo está em um ingrediente a mais: a medalha que vai junto à massa.
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Portal Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Segundo a tradição católica, quem achar a medalha que vai dentro do bolo está a um passo do casamento ou até mesmo de conseguir alguma graça. “Teve uma moradora que veio por cinco anos aqui na paróquia pegar o bolo e ela conseguiu. Está casada e com filhos. Tem que ter fé e persistência”, contou a coordenadora do bolo Lúcia Helena Coutinho.
Para este ano, foram colocadas 5 mil medalhas. Mas tem que ter sorte e fé para achar a medalhinha entre as partes do bolo. Este ano serão destruídos 7 mil pedaços. “A cada ano, a procura aumenta. Desta vez, aumentamos um pouco a massa para atender aos pedidos”, revelou Lúcia. Para dar conta da demanda, cerca de 30 voluntários trabalham na produção do bolo.
O bolo deste ano tem 160 metros. O preparo começa bem antes. Há uma semana a massa começa a ser feita. O recheio começou a ser feito na última sexta-feira (7).
Pedaços do bolo já começaram a ser vendidos hoje no Dia dos Namorados. Mas a grande procura deve se concentrar amanhã, quinta-feira. O pedaço pequeno custa R$ 10 e o grande R$ 25.
Apesar de ser conhecido como Santo Casamenteiro, dedicou parte da sua vida para ajudar os pobres. Mas a fama de ajudar quem está solteiro acompanha o santo. Além da medalha, tem a tradição de colocar a imagem do santo de cabeça para baixo ou tirar o bebê Jesus de seu colo para "forçá-lo" a ajudar na busca pela alma gêmea.
Para quem quer tentar a sorte, o bolo do Santo Antônio continua a ser distribuído amanhã, a partir das 7h. Antes, será celebrada uma missa especial em homenagem ao santo. A paróquia fica na Avenida da Saudade, 854, no bairro Ponte Preta.
Emdec orienta o trânsito
Para garantir a fluidez e segurança viária durante a realização do evento religioso “Bolo de Santo Antônio”, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) faz uma operação especial de trânsito, no entorno da Igreja de Santo Antônio, no bairro Ponte Preta. As ações operacionais ocorrem entre 6h e 21h.
A operação de trânsito tem início com reserva de vagas na madrugada de quinta-feira, em trecho da rua Monsenhor Manoel Corrêa Macedo. Como medida para mitigar os impactos na circulação, a Emdec implantará sentido único em trechos de duas vias. Não haverá bloqueios viários, apenas canalização nos cruzamentos para orientar o sentido de circulação.
Terá sentido único o trecho da rua Dr. Adriano José de Barros, entre as vias Monsenhor Manoel Corrêa Macedo e Dr. ngelo Simões. O tráfego de veículos passa a fluir, portanto, em direção à avenida Dr. ngelo Simões. Também terá sentido único o trecho da rua Monsenhor Manoel Corrêa Macedo, entre as vias Dr. Adriano José de Barros e Engenheiro Roberto Mange, com o trânsito fluindo em direção à Roberto Mange. Assim, o acesso ao evento será pela avenida da Saudade e a saída pela rua Monsenhor Manoel Corrêa Machado, atrás da paróquia.