MOBILIDADE

Linha BRT10 entra em operação nesta sexta ligando Ouro Verde ao Centro

Esta é a segunda linha com características BRT a ser entregue pela Administração; a outra faz o trajeto do Campo Grande até o Terminal Mercado.

Por Thiago Rovêdo | 30/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para Sampi Campinas

Divulgação/Emdec

BRT10 do Ouro Verde começa a funcionar nesta sexta-feira
BRT10 do Ouro Verde começa a funcionar nesta sexta-feira

A Prefeitura de Campinas vai iniciar, nesta sexta-feira, 31, a operação da linha BRT10, que vai ligar os terminais Ouro Verde e Central em percurso estimado em 35 minutos. Esta é a segunda linha com características BRT a ser entregue pela Administração aos usuários do transporte público coletivo de Campinas. A outra faz o trajeto do Campo Grande até o Terminal Mercado.

No sentido Bairro-Centro, a linha deixa o Terminal Ouro Verde e segue com paradas no Santa Lúcia; nas estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti e João Jorge; e no Terminal Central. Os horários de saída do Terminal Ouro Verde terão início às 4h54, seguindo até as 8h30.

No sentido contrário, Centro-Bairro, as paradas acontecem nos mesmos terminais e estações. Já os horários das partidas do Terminal Central serão pela tarde, das 15h30 às 19h06. Com circulação semiexpressa em dias úteis, nos horários de pico, a linha operará com intervalos de 18 minutos e frota de quatro veículos.

“A nova linha vai permitir um deslocamento mais eficiente entre o Ouro Verde e o Centro, e fará a diferença na vida de muitos usuários”, avalia Vinicius Riverete, presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

A partir do dia 31, uma equipe de Educação para Mobilidade da Emdec estará presente em todas as estações de parada do BRT, nos horários de pico, reforçando informações de segurança e orientações sobre a nova linha. Banners e folders também trarão informações aos usuários.

Alteração
Na mesma data, as linhas 330 – Unicamp e 333 – Terminal Barão Geraldo deixaram de atender ao Terminal Central. Ambas passaram a parar na pista externa da Avenida Senador Saraiva, na aproximação com a Rua Treze de Maio, em novo ponto de parada, acrescentado ao itinerário, a cerca de 200 metros do terminal. Depois, continuaram a parar na pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles, em frente à base da Guarda Municipal.

Os demais pontos de parada e o itinerário permaneceram sem alterações. Para atender à demanda da comunidade universitária, excepcionalmente, terão parada no Terminal Central as saídas programadas a partir das 20h30, partindo da Unicamp, na Avenida Érico Veríssimo, no caso da 330; e do Terminal Barão Geraldo, para a 333.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.