CULINÁRIA

Beterraba com balsâmico

Beterraba é uma raiz tuberosa que começamos a comer com o olhar. Porque ela tem uma cor linda e apresenta um desenho limpo, que mais conquista quando, cortada ao meio, exibe círculos sutis, aos quais, se não prestarmos atenção, passam despercebidos.

Por Sônia Machiavelli | 15/05/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Ingredientes
6 beterrabas pequenas
1 cebola roxa pequena
2 colheres (sopa) de balsâmico
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de mel
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1 ramo de manjericão (de preferência roxo)

Beterraba é uma raiz tuberosa que começamos a comer com o olhar. Porque ela tem uma cor linda e apresenta um desenho limpo, que mais conquista quando, cortada ao meio, exibe círculos sutis, aos quais, se não prestarmos atenção, passam despercebidos. Na Rússia, Alemanha e nos países nórdicos é alimento importante no inverno, ingrediente principal de sopa espessa feita com caldo de carne, enriquecida com creme de leite azedo, adicionado ao prato de cada comensal que faz com a colher desenhos circulares sobre a superfície púrpura. É o borsch, presente na mesa de todos quando as temperaturas baixam. Nos fogões do campo, da cidade, dos restaurantes populares e dos requintados, ela borbulha aconchego.  

No Brasil a beterraba comparece mais é nas saladas, embora já comece também a substituir a batata nas preparações “ao murro”. Em um caso e no outro, seu sabor é realçado quando assada, porque se cozida os elementos que se combinam para acentuar o sabor se perdem em grande parte na água. E como assar beterraba?  Em primeiro lugar, escolha as menores, pois serão sempre as melhores, as mais doces. Basta embrulhar em papel alumínio, colocar numa assadeira e levar ao forno por meia hora. Depois é esperar amornar, desembrulhar e preparar. Se for “ao murro”, o processo é o mesmo da batata: basta fechar a mão e esmurrá-la, derramando em cima azeite, pimenta e as ervas escolhidas. Se for para uma salada, ela deverá ser descascada, cortada em triângulos, como se vê na foto acima, e temperada com sal, de preferência marinho, azeite de oliva, cebola roxa, manjericão e ...  uma iguaria  que vai  deixar o prato muito especial: o balsâmico. 

Indicado por chefs mundo afora como o mais sofisticado dos vinagres, o  balsâmico (chamado aceto na Itália) tem aroma, sabor e versatilidade inconfundíveis. Originário de Modena, dizem por lá que é produzido há mais de mil anos na Itália. Histórias antigas, do tempo dos Montechio e Capuletto, mostram que chegou a ser usado como dote de noivas em Verona e  saboreado como licor em todo o Vêneto. 

Uma pergunta que muitos se fazem é sobre a diferença entre o aceto e os demais vinagres. Especialistas respondem que os tradicionais são produzidos a partir da fermentação alcoólica de quaisquer uvas, enquanto o aceto, liricamente apelidado “ouro líquido”, é obtido por meio da fermentação das uvas tipo Trebbiano e Lambrusco. Elas são colhidas em sua maturidade máxima e o suco oriundo da prensa é coado, cozido  e depois envelhecido em barris de carvalho. Essa última etapa é essencial  para se atingir o equilíbrio entre a acidez e o adocicado. Sua qualidade e versatilidade o elevam a um patamar superior ao dos vinagres convencionais, podendo ser usado nas saladas, nas receitas de peixes, em sopas, para temperar carnes vermelhas e até em sobremesas, como calda sobre frutas ou sorvetes. Ótimas marcas são encontradas nos supermercados de nossa cidade. Vale a pena ter um vidro na despensa. 

Para preparar a salada da foto, escolha beterrabas pequenas, de preferência. Lave, enxugue, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno, temperatura alta, por meia hora. Como cada forno é um, verifique ao final do tempo se estão assadas espetando um palito. Se elas oferecerem resistência, deixe mais um pouco. Precisam ficar macias. Descasque-as mornas, corte em triângulos, coloque numa travessa. Fatie a cebola em plumas e junte às beterrabas. Reúna num vidro o azeite, o aceto, o mel, a pimenta-do-reino. Feche e emulsione. Despeje sobre as beterrabas e misture delicadamente. Destaque folhas de um ramo de manjericão e as  salpique sobre a salada. Se o ramo tiver florzinhas, pode juntá-las também. O visual ficará ainda mais bonito!

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.