24 de junho de 2026
POLÊMICA GERAL

Abaixo-assinado pede revogação de vagas da Zona Azul em Bauru

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
O grupo que criou o documento digital reclama que a medida foi feita sem diálogo prévio e de forma repentina

Por iniciativa do vereador Junior Rodrigues (PSD), circula em Bauru um abaixo-assinado online pedindo a revogação de vagas da Zona Azul em Bauru. A iniciativa surgiu após o estacionamento rotativo da Emdurb chegar a áreas acima da avenida Duque de Caxias, entre outras, inclusive junto a escolas e área hospitalar. O arquivo digital circula em grupos de WhatsApp e não é possível saber, até o momento, quantas assinaturas foram coletadas. Trata-se da mais recente polêmica da cidade, gerando inúmeros reações entre a população, inclusive com desdobramentos na Câmara Municipal, que instituiu recentemente a Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Estacionamento Rotativo (veja abaixo).

Para assinar, o internauta precisa acessar este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNSdNi-644mblVvvBzDX5ae71rjBsrEi2C98B6TStIxdAzsw/viewform

O texto do abaixo-assinado traz a seguinte informação: “Manifestamos à Prefeitura de Bauru nossa preocupação com a recente ampliação das regiões de Área Azul na cidade, realizada sem diálogo prévio com a população afetada — moradores, trabalhadores e comerciantes que tiveram seus hábitos e rotinas impactados de forma repentina”.

Conforme o JCNET vem noticiando, equipado com câmeras capazes de identificar placas automaticamente, o veículo de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), o popular “carro das multas” ou “dedo-duro”, como tem sido popularmente chamado no município, começou a circular oficialmente na segunda-feira (22). O custo mensal estimado da prestação de serviços deste OCR, a ser pago pela prefeitura, é de R$ 238,6 mil. Nos 60 meses previstos em contrato, o valor investido pelos cofres municipais será de R$ 14,3 milhões.

Ele vai verificar, em tempo real, se a tarifa do estacionamento rotativo, de R$ 3 por hora, foi devidamente ativada. Quem ignorar a cobrança poderá sentir o peso da infração no bolso: multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

LEIA TAMBÉM
Carro fiscalizador da Área Azul gera pedido de CEI em Bauru

Carro de fiscalização inicia serviço em Bauru na segunda (22)